quarta-feira, 17 de julho de 2013

Prefeitura de Niterói lança programa para qualificar rede de Saúde




Programa 'Mais Saúde' prevê investimentos, em parceria com o Ministério da Saúde, de mais de R$ 33 milhões até 2016. Projetos serão direcionados para a área de saúde básica

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o secretário municipal de Saúde, Chico D’Angelo, e o vice-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gustavo Rodrigues, lançaram na manhã desta terça-feira o Programa Mais Saúde, para ampliação e qualificação da rede de atenção básica no município.

A ação prevê investimentos, em parceria com o Ministério da Saúde, de mais de R$ 33 milhões até 2016. O objetivo é garantir que 100% da população das áreas de maior vulnerabilidade social da cidade tenha acesso ao Programa Médico de Família. A solenidade foi realizada no Theatro Municipal João Caetano.

Entre as ações previstas para os próximos quatro anos, estão a criação de 20 Módulos do Médico de Família, a formação de sete equipes para tratamento domiciliar, a ampliação do acesso à saúde para as populações em situação de rua, o aumento na agilidade para marcação de consultas, exames e procedimentos, e a criação de 73 consultórios de Saúde Bucal.

“Quando você investe na prevenção e não apenas no tratamento das doenças, há uma diminuição também nas filas dos hospitais. Niterói foi a primeira cidade do Brasil a adotar a estratégia do Médico de Família. Agora temos uma meta ousada, mas viável: ser a primeira cidade da Região Metropolitana do Rio a ter 100% das pessoas que mais precisam atendidas pelo SUS”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

Outra novidade do Mais Saúde é a criação das Clínicas Comunitárias de Família, um modelo de unidade que trabalha dentro da lógica do Médico de Família, mas que também terá as especialidades com maior demanda em cada região – como uma policlínica. O programa prevê ainda a reforma e a ampliação de unidades que já estão implantadas na cidade.

“Nós temos uma história de pioneirismo na saúde que se perdeu nos últimos anos com o descaso e o abandono sofrido pelas nossas unidades. Muito ainda precisa ser feito para voltarmos à vanguarda. Por isso, o Mais Saúde não vai apenas ampliar a rede, mas requalificar a atenção básica”, lembrou o secretário de Saúde de Niterói, Chico D’Angelo.

Ainda em 2013, três novas unidades de atenção básica serão inauguradas. Em agosto, o bairro Viçoso Jardim receberá um módulo do Médico de Família. Até outubro, serão inauguradas ainda duas unidades nas comunidades de Teixeira de Freitas e São Lourenço.

Atualmente, 160.200 pessoas são beneficiadas pelo Programa Médico de Família de Niterói. Em 2016, com a implantação do Mais Saúde, a previsão é de que esse número salte para 267.287 usuários.

“Para comportar esse crescimento, pretendemos realizar concurso público para contratação de profissionais de saúde. Isso deve ser feito por meio de uma Fundação Estatal, após aprovação pela Câmara de Vereadores. Os servidores terão todos os direitos assegurados e um plano de gratificações por tempo de casa e desempenho”, garantiu Chico D’Angelo.

Fonte: O Fluminense

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.