segunda-feira, 8 de julho de 2013

Prefeitura de Niterói lança projeto "Travessia Segura" nas escolas




Programa foi iniciado com a presença do agente virtual Matheus na escola Paulo Freire no Fonseca e tem como objetivo a educação no trânsito. Dez motos foram adquiridas para monitorar o tráfego no entorno das unidades de ensino
A Prefeitura de Niterói lançou oficialmente na manhã desta segunda-feira (8/7) o programa "Travessia Segura", que vai promover a educação no trânsito nas escolas e no entorno das unidades de ensino.

Para marcar o início do programa, o agente virtual Matheus, um boneco criado pela NitTrans para orientar o trânsito na cidade, foi levado para a escola municipal Paulo Freire, no Fonseca, onde prestou informações aos alunos sobre a importância de se atravessar a rua somente nas faixas de segurança.

No mesmo evento, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, apresentou as motocicletas novas adquiridas pela pasta e que serão repassadas aos operadores da NitTrans que vão participar da "Travessia Segura". Ao todo, são dez motos de 250 cilindradas. O custo foi de cerca de R$ 300 mil.

O prefeito Rodrigo Neves destacou a importância do projeto e disse que o agente Matheus já é um grande sucesso na cidade.


Programa foi iniciado com a presença do agente virtual Matheus na escola Paulo Freire no Fonseca e tem como objetivo a educação no trânsito. Dez motos foram adquiridas para monitorar o tráfego no entorno das unidades de ensino

"Esse projeto tem o objetivo de promover a educação no trânsito, conceitos de civilidade e de boa convivência para que o pedestre possa transitar pela calçada e pelas ruas com segurança. Para que os motoristas tenham uma conduta mais responsável no trânsito. Foram adquiridas dez motocicletas novas que vão dar suporte a todas essas ações no entorno das escolas, com os operadores da NitTrans treinados. Temos o boneco Matheus, que já faz grande sucesso e chama muita atenção. Uma cidade saudável, de melhor qualidade de vida e com mais segurança, é uma cidade em que todos têm consciência dos seus direitos e deveres e a educação no trânsito forma para a cidadania, como também para os direitos e deveres", afirmou o prefeito, destacando que o projeto se integra a outras ações da Prefeitura como o Patrulha Escolar, além de outras medidas adotadas na área de segurança, ordem pública e educação que estão melhorando a vida da cidade.

O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, afirmou que o "Travessia Segura" vai atuar principalmente em escolas localizadas em regiões de grande fluxo de trânsito e também de pedestres. Segundo ele, as motocicletas vão realizar todo o monitoramento do trânsito nas imediações das unidades de ensino.

Segundo Waldeck, as motocicletas já vão começar a circular imediatamente mas o trabalho vai se intensificar em agosto quando começará o segundo semestre letivo. Ele lembrou que, mesmo no período das férias escolares, as unidades de ensino continuarão funcionando com uma série de atividades, como o programa Férias Nota Dez, e também vão abrigar peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). 



O diretor de engenharia e operações da NitTrans, coronel Alexandre Cony, afirmou que todas quintas-feiras, o presidente do órgão, coronel Paulo Afonso Cunha, vai percorrer as escolas, juntamente com representantes da Secretaria de Educação, para passar informações sobre o Código de Trânsito aos alunos.

"Nós entendemos que somente neste banco escolar, nas crianças, vamos mudar tudo. Vamos acabar com os infratores, com a falta de esclarecimento no trânsito. O trabalho preventivo é muito importante", disse Cony.

Pelo programa "Travessia Segura", os alunos terão palestras lúdicas pedagógicas sobre a sua responsabilidade no trânsito. Cursos teóricos e práticos serão oferecidos aos professores para que eles possam adotar a temática do trânsito em salas de aula. 

Além disso, auxiliares de portarias serão submetidos a cursos e treinamentos sobre regras no trânsito para que possam detectar as possíveis infrações de trânsito em torno das suas respectivas unidades de ensino e, assim, intervirem de forma educativa.

O projeto prevê também a distribuição de cartilhas para crianças, camisas, lixeirinha para carros, chaveiros, além de panfletos educativos.

Fotos: Janaína Gouvêa
Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói




2 comentários:

  1. Caro Axel,

    Se você comparecer no evento do Alcina na próxima sexta-feira, aproveite para nos ajudar a consertar o sinal de trânsito em frente ao colégio. O amarelo acende e já muda para o vermelho e o tempo do vermelho é muito pequeno para a travessia dos pedestres. Além disso não há sinalização para o pedestre e o sinal de trânsito abre e fecha toda hora. Ninguém respeita e acidentes acontecem com muita frequência. Acho que qualquer iniciativa para melhorar a segurança das nossas crianças é válida, mas antes de investir em capital humano é necessário investir no conserto dos semáforos e na sinalização viária.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Axel,
    Em São Domingos onde tem o Colégio Universitário Geraldo Reis (antigo CIEP) não tem nem sinal para travessia dos alunos na Rua Alexandre Moura, onde os carros, motos e caminhões passam em velocidade.
    Peço, por favor, que alguma providência seja tomada com relação a segurança da travessia dos alunos nesta via onte também têm a Igreja de São Domingos e a Cantareira.

    Abs,
    Marta Visser

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.