quinta-feira, 11 de julho de 2013

Prefeitura de Niterói reabre museu Janete Costa de Arte Popular




O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, reabriu nesta quarta-feira (10/7) o museu Janete Costa de Arte Popular, no bairro da Boa Viagem. O evento reuniu cerca de 500 pessoas, entre artistas, gestores culturais e outros segmentos da sociedade.

O museu estava fechado desde o dia 28 de janeiro em razão de problemas de infraestrutura e falta de pessoal. Dentre as intervenções mais significativas feitas na casa, destaca-se o sistema de sonorização especial que o museu ganhou e que vai contribuir com a ambientação de cada exposição.

Acompanhado do vice-prefeito Axel Grael, do secretário municipal de Cultura, Arthur Maia, do presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz, da subsecretária estadual de Cultura, Olga Campista, do secretário de Estado do Ambiente do Rio, Carlos Minc, entre outras autoridades, o prefeito disse que a reabertura do museu popular é de grande importância para a cidade e para a arte popular do país.

Antes de descerrar a placa comemorativa pela reabertura do museu, Rodrigo Neves ressaltou o simbolismo do Janete Costa e a iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e da FAN, de revitalizar e devolver este importante espaço cultural para o niteroiense.

Retomada cultural
 
 
 
Durante o evento, o prefeito informou que a cidade vai receber outros benefícios na área da cultura, destacando o festival de Jazz, marcado para agosto.

“Todas essas ações marcam uma retomada cultural da cidade e estão levantando o astral do niteroiense”, disse Neves.

Neves destacou, também, o belo trabalho da pasta da Cultura, que em pouco tempo, retomou e fortaleceu a Companhia de Ballet de Niterói; implantou, pela primeira vez no município, uma política pública de editais para os artistas niteroienses; ampliou – de 300 para 1.700 alunos - o programa Aprendiz, promovendo aulas de música erudita e popular para os estudantes da rede pública municipal; ocupou, com uma programação de qualidade, as agendas dos equipamentos culturais do município, citando o Solar do Jambeiro como exemplo, que em apenas seis meses já teve mais visitantes que nos últimos quatro anos; e ressaltou a democratização da cultura, com o projeto “Arte na Rua”, que promove atividades culturais por todos os bairros da cidade.

O vice-prefeito, Axel Grael, lembrou que a Prefeitura, hoje, é empreendedora em todas as áreas e está conseguindo recuperar muitos espaços, como o Janete Costa, ocupando-os com atividades e devolvendo-os, em plenas condições, para a população. “Toda essa beleza é resultado de um grande esforço”, destacou.
 
 
 
Para o secretário municipal de Cultura, Arthur Maia, é um orgulho poder entregar o museu de volta para a cidade após uma dura empreitada e ressaltou que raros são os municípios no mundo que possuem um circuito de museus tão interessantes como Niterói.

“Numa mesma região da cidade, temos a arte contemporânea e a genialidade de Oscar Niemeyer, com o MAC; a sensibilidade acadêmica do pintor Antônio Parreiras, no museu que leva seu nome; o Museu do Ingá, com seu rico acervo sobre o Estado do Rio; o Solar do Jambeiro, com toda a sua história, e, agora, a arte popular brasileira, no Museu Janete Costa”, disse
Maia, que agradeceu o grande empenho do prefeito Rodrigo Neves para a reabertura do museu.

“Quando tivemos que fechar o Janete Costa, no início do ano, o prefeito disse que iria reabri-lo em seis meses e aqui estamos”, comemorou Maia.

O professor Wallace De Deus, curador do Museu Janete Costa de Arte Popular, falou sobre a importância do casarão que abriga o museu, que foi restaurado de um modo que revela a sua arquitetura original em contraste com marcas de modernidade.

“Este lugar, legítimo representante dos casarões portugueses neoclássicos do século XIX, com toda a sua beleza rústica, é perfeito para receber as obras dos artistas populares de todo o país”, destacou o curador, convidando o público a conhecer as três exposições que estreiam no museu. Sendo duas delas parte das atividades da Jornada Mundial da Juventude 2013 – JMJ.

O gerente de Atos Culturais da JMJ, Gustavo Costa Ribeiro, representando o arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta, ressaltou que a reabertura do Janete Costa, com duas exposições de arte sacra, marca o início oficial da programação da JMJ em Niterói. Gustavo agradeceu, ainda, o grande apoio da Prefeitura de Niterói ao evento religioso e ressaltou que a cidade não será coadjuvante na JMJ e sim protagonista, pois vai receber mais eventos culturais e atividades de qualidade que o próprio município do Rio de Janeiro. “O Comitê Organizador da JMJ fez questão de colocar os melhores nomes artísticos aqui em Niterói”, revelou.

Após a cerimônia de reabertura do museu, o prefeito, acompanhado das autoridades, visitou as três exposições: “A Cátedra de Pedro: As Medalhas Contam a História”, “Santeiros Populares Paulistas” e “Contraponto”.

O prefeito lembrou que a atual gestão assumiu grandes desafios, com salários dos servidores atrasados, uma máquina pública inchada e 600 milhões em dívidas. No entanto, segundo ele, em apenas seis meses, a Prefeitura de Niterói passou pela a maior reforma administrativa de sua história e hoje está com suas contas equilibradas, permitindo realizações em diversas áreas, como a importante reabertura da emergência do Hospital Getúlio Vargas - o Getulinho, a retomada das obras do mergulhão da Marques do Paraná, que está em franca expansão, além da própria iniciativa de reabrir o Museu Janete Costa, com toda a estrutura necessária.


Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói
Fotos: Péricles Rodrigues

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.