sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Niterói vai aderir à campanha internacional para o banimento do uso do mercúrio



Na última quarta feira, dia 07 de agosto, recebemos na Gabinete da Vice-Prefeitura de Niterói o Dr. Olympio Faissol, dentista que se dedica há muitos anos a causas ambientais, com destaque para a campanha que desenvolve a respeitos dos riscos à saúde e ao meio ambiente do uso do mercúrio no amálgama em tratamentos dentários.

Dr. Olympio Faissol esteve acompanhado da Sra. Anita Vazquez Tibau, coordenadora do Programa de Assistência Técnica da International Academy of Oral Medicine and Toxicology e do professor Cláudio Fernandes, da UFF.

Por parte da Prefeitura de Niterói, participaram do encontro o Subsecretário da Secretaria Municipal de Saúde, Marcos Porto, o subsecretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Gabriel Pacheco Mello Cunha, e a bióloga Paulo Serrano, do Escritório de Gestão de Projetos, vinculado ao Gabinete da Vice-Prefeitura.

Na ocasião, o Dr. Olympio fez uma exposição sobre a gravidade do problema do uso do mercúrio e as alternativas tecnológicas à sua utilização e a Sra. Anita Tibau fez um relato sobre os esforços internacionais para banir o uso do mercúrio, como estabelecido na Convenção de Minamata. O Brasil apóia a Convenção, que acaba de ser formalizada pela ONU.

A Convenção de Minamata foi assim denominada sob triste a inspiração da cidade japonesa que em meados do século passado enfrentou uma séria consequência à saúde da sua população devido à poluição causada por uma indústria que lançou grande quantidade de mercúrio na Baía de Minamata. A contaminação por mercúrio causou a deformação de fetos e crianças, além de outras espécies de animais. Graças à tragédia de Minamata, o mundo descobriu o perigo representado pelo mercúrio e desde então há uma crescente mobilização pelo banimento dos produtos a base de mercúrio.

O mercúrio é um metal pesado que tem graves consequências também para o meio ambiente, contaminando toda a cadeia biológica. O ser humano, por estar no alto da cadeia biológica, é uma das espécies que mais sofre as consequências deste contaminante.

Na reunião, o Dr. Olympio Faissol convidou a cidade de Niterói a aderir aos esforços internacionais para superar o uso do mercúrio. Com a adesão, os profissionais de odontologia de Niterói receberão treinamento e assistência técnica da International Academy of Oral Medicine and Toxicology para que possam adotar as novas tecnologias sem o mercúrio.

A Prefeitura de Niterói formalizará a sua adesão nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.