domingo, 22 de setembro de 2013

Começa a Semana da Mobilidade em Niterói


Neste domingo, primeiro dia que marcou oficialmente a abertura da Semana da Mobilidade, a Avenida Quintino Bocaiúva se transformou em uma grande área de lazer

Ciclistas aproveitaram o domingo de sol para pedalar e realizar atividades físicas. No início da manhã, foi comum ver famílias inteiras andando pela via sem ser incomodados pelos carros que tiveram o tráfego desviado para a Avenida Presidente Roosevelt. Apesar do incentivo à mobilidade, por causa da mudança no trânsito, motoristas que vinham de Icaraí, encontraram trânsito lento na Estrada Fróes e no Túnel Roberto Silveira.

Feliz com a iniciativa da Prefeitura de Niterói, a securitária Gisele Lopes, 45 anos, aprovou a via livre e disse que a medida deveria ser tomada mais vezes, já que segundo ela, nem sempre as pessoas têm o costume de caminhar ou andar de bicicleta.

“Eu tenho certeza que se a nossa cidade tivesse mais incentivo ao uso de ciclovias, se motoristas pudessem respeitar os pedestres, teríamos um trânsito bem melhor em Niterói. Adorei a decisão do prefeito Rodrigo Neves e certamente demos um grande passo à mudança nos congestionamentos da cidade”, disse ela.

Quatro agentes da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) estiveram orientando motoristas na mudança do trânsito, já que a interdição da Avenida Quintino Bocaiúva foi até a Avenida Rui Barbosa.

Motoristas que acessavam a Avenida Presidente Roosevelt, tinham a opção de entrar pelas ruas transversais, caso quisessem retornar para a orla da Praia de São Francisco, sentido Icaraí. O prefeito Rodrigo Neves disse no último sábado, durante a assinatura da abertura de licitação para a implantação do projeto Praia Sem Barreiras, no Campo de São Bento, em Icaraí, quais os objetivos da Semana da Mobilidade. Além disso, a primeira ciclovia de Niterói localizada na Rua Timbiras em São Francisco pode ser inaugurada no próximo sábado, quando encerram as comemorações do evento.

“Essa semana nós queremos despertar a consciência na população de Niterói, sobre a dificuldade de ser deficiente numa cidade que ainda não tem tantas modificações, mas que estão sendo feitas. Só quem passa pelos problemas é que tem noção da gravidade, todos nós temos que criar essa consciência”.

A ciclovia funcionará como teste para o futuro circuito universitário, que facilitará o deslocamento dos alunos e professores entre os campi, além de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.  O trajeto vai começar no Centro da cidade, próximo às barcas e vai passar por todos os campi da UFF. A ciclovia temporária será sinalizada ao longo do caminho com placas e cones e vai contornar a Praia de Icaraí, Campo São Bento, Estádio Caio Martins, Rio Cricket e voltar ao ponto inicial.

Fonte: O Fluminense

 

3 comentários:

  1. Se a prefeitura garantir a segurança dos ciclistas, disponibilizando policiamento em toda a ciclovia e punindo os motoristas infratores, as pessoas irão aos poucos aderir à ideia.

    ResponderExcluir
  2. Seria excelente uma cartilha educativa para os ciclistas, skatistas, distribuindo-as principalmente nas escolas, em supermercados que fazem entregas de triciclos, etc. É muito dificil dirigir na Rui Barbosa com obras, carros estacionados, avanço de sinais e principalmente bicicletas na contramão. Falta informação, colisão de frente com alto risco de acidentes graves < Descanso pros bombeiros da nossa cidade!!!>

    ResponderExcluir
  3. Tentei ir de bicicleta de Icaraí para as Barcas hoje pela manhã, assim como faço todos os dias, mas dessa vez utilizando a ciclorota temporária. Foi impossível usar as faixas que foram demarcadas pela Prefeitura. Os carros não respeitam! Não consegui usar e tive que disputar espaço com os carros e na maioria das vezes andar com a bicicleta pelas calçadas. Cadê a mobilidade??

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.