sábado, 21 de setembro de 2013

Portadores de necessidades especiais terão mais facilidades nas praias




Rodrigo Neves, assinou na manhã deste sábado a autorização para que a Emusa (Empresa Municipal de Urbanização, Moradia e Saneamento) inicie os procedimentos para a abertura da licitação para a implantação do projeto "Praia sem Barreiras". Foto: André Redlich
 
O evento no Campo de São Bento, contou com atividades para as pessoas com deficiência, como dança de cadeira de rodas e arremesso de basquete. Foto: André Redlich

 


Durante o evento, também foi dada a largada para que os ciclistas fizessem um trajeto na ciclofaixa recém pintada pela prefeitura. Deficientes terão menos obstáculos nas praias

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou na manhã deste sábado a autorização para que a Emusa (Empresa Municipal de Urbanização, Moradia e Saneamento) inicie os procedimentos para a abertura da licitação para a implantação do projeto "Praia sem Barreiras" na praia de Icaraí. Rodrigo ainda assinou o decreto que obriga a todas as empresas que prestam serviço a prefeitura, a contar com 5% dos funcionários sendo deficientes físicos. A assinatura ocorreu no Campo de São Bento, em Icaraí, durante um evento em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado ontem. O evento também lembrou o início da Semana da Mobilidade de Niterói, que ocorre entre os dias 21 e 28 de setembro. O prefeito falou sobre os objetivos da Semana da Mobilidade.

“Essa semana nós queremos despertar a consciência na população de Niterói, sobre a dificuldade de ser deficiente numa cidade que ainda não tem tantas modificações, mas que estão sendo feitas. Só quem passa pelos problemas é que tem noção da gravidade, todos nós temos que criar essa consciência”.

O projeto "Praia sem Barreiras" tem como objetivo tornar as praias da cidade mais acessíveis para os portadores de deficiência física. Ele é uma parceria da Prefeitura com o governo federal. Primeiramente, o programa será implantado em Icaraí, onde será instalada uma esteira que irá até perto da água, mas há previsão dele ser ampliado para outros locais.

O evento no Campo de São Bento, contou com atividades para as pessoas com deficiência, como dança de cadeira de rodas, arremesso de basquete e a presença de entidades como a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio de Janeiro (APAE), Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF), prestando atendimento médico e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), oferecendo atendimento jurídico.

Ciclofaixas

Durante o evento, foi dada a largada para que os ciclistas fizessem um trajeto na ciclofaixa recém pintada pela prefeitura. Segundo o coordenador do Plano Niterói de Bicicleta, Argus Caruso, essa semana servirá para que a prefeitura veja o impacto das ciclofaixas no trânsito.

A dentista Fernanda Vieira, de 37 anos, aprovou a criação das ciclofaixas e acha a atitude importante para a segurança dos ciclistas.

“Eu vou trabalhar de bicicleta todo dia e sinto muito receio em andar nas vias principais, pois os carros, ônibus e até pedestres, não respeitam os ciclistas. A sensação que eu tenho é que as bicicletas são invisíveis, por isso é tão importante uma ciclovia”. Afirmou.

Fonte: O Fluminense


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.