domingo, 15 de setembro de 2013

Prefeito vai assinar licitação do projeto ‘Praia Sem Barreiras’


As pessoas portadoras de necessidade especial poderão acessar as praias da cidade, através de rampas. Foto/Reprodução

Parte do Plano Municipal de Acessibilidade será lançado no dia 21. Projeto tem como objetivo garantir o acesso do portador de necessidade especial às praias da cidade

O prefeito Rodrigo Neves assinará no dia 21, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a licitação para execução do projeto “Praia Sem Barreiras”. A medida faz parte do Plano Municipal de Acessibilidade, que será lançado na abertura da Semana da Mobilidade de Niterói, promovida pela Secretaria Municipal de Acessibilidade e Cidadania, no Campo do São Bento, das 9h às 13h. O evento vai  até o dia 28.

“Vamos apresentar ao prefeito um diagnóstico da situação em que a cidade se encontra em termos de acessibilidade na área da saúde, educação, lazer, transporte público, cultural, estacionamentos, etc. e apontar quais são as necessidades. A proposta é que a Secretaria comece a fazer as coisas de maneira correta”, explicou João Batista Carvalho e Silva, secretário de Acessibilidade e Cidadania, sobre o Plano Municipal de Acessibilidade.

O plano, com suas adaptações de acordo com as leis de acessibilidade, garantirá às pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida (incluindo-se gestantes, pessoas com crianças de colo, obesos e idosas), o direito de ir e vir para todos os cidadãos, conforme a Constituição do Brasil.

O projeto “Praia Sem Barreiras” tem como objetivo garantir o acesso do portador de necessidade especial às praias da cidade. Inicialmente, está prevista a implantação de seis pontos do projeto em quatro praias diferentes, sendo elas: Icaraí (1), Itacoatiara (2), Itaipú (1) e Piratininga (2). O projeto está orçado em aproximadamente R$500 mil e será feito em duas etapas, sendo a primeira caracterizada por obras de adaptação, para vencer a questão do desnível da calçada para a faixa de areia, e a segunda pela preparação do local e aquisição de cadeiras especiais, barracas, esteiras e demais materiais.

Praia de Icaraí será a primeira contemplada pelo projeto da Prefeitura. Foto: Reprodução

“Esse projeto da praia é antigo. Ele ainda não foi implementado porque enfrentamos alguns transtornos, mas agora já temos a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para fazer o projeto, o que era imprescindível”, diz o secretário.

A Praia de Icaraí será a primeira contemplada pelo projeto, com um ponto próximo à Rua Miguel de Frias. Kelly Monteiro, de 34 anos, moradora de São Gonçalo, leva o filho com hidrocefalia para fazer exames em Icaraí duas vezes por semana. Depois dos exames, eles costumam ir até o calçadão apreciar a praia e brincar com o filho, Rafael Emanuel, de 2 anos.

“Ele nunca entrou na água. Tenho muita vontade de levá-lo para tomar banho de mar, mas andar com a cadeira de rodas na areia é quase impossível e entrar com ele no colo não dá porque ele não tem rigidez na coluna. Com essas cadeiras especiais do “Praia Sem Barreiras” eu vou poder levá-lo na água pela primeira vez’’, anima-se Kelly.

O presidente da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), Guilherme Ramalho, também comemora.

“A ideia é excelente. É fundamental que todos tenham a possibilidade de desfrutar do momento de prazer e alegria que é um banho de mar. É uma iniciativa muito boa.

Fonte: O Fluminense


 

Um comentário:

  1. A minha sugestão é que onde está as plantas ( este quadrado) seja feito POSTO DE SALVAMENTO de Bombeiros.. Ficaria a acessibilidade e a segurança juntos.. Isto é dar dignidade a muitos.. Abç.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.