quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Prefeitura de Niterói lança projeto inédito de monitoramento e gestão da arborização urbana


Assim como o secular jambeiro do Solar do Jambeiro, as árvores de Niterói terão um código do QR Code, permitindo a leitura através de telefones celulares das informações das árvores.

Inovação na interatividade e otimização do manejo das árvores da cidade. Assim pode ser descrito o projeto Arboribus, lançado na manhã de hoje (25/09), pela Prefeitura Municipal. Idealizado pelas secretarias de Conservação e Serviços Públicos e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o Arboribus vai fazer de Niterói a primeira cidade do Estado com um programa de monitoramento e gestão da arborização com estas características.

"Tenho muito orgulho em pensar no meio ambiente, na sustentabilidade e nas nossas árvores, realizando a integração entre o social e o ambiental. Este é um projeto extraordinário! Vamos preservar e ampliar a arborização urbana e consequentemente melhorar a qualidade do ar, a qualidade de vida do niteroiense!", destacou o prefeito Rodrigo Neves, que assinou decreto criando uma comissão de acompanhamento da gestão ambiental.

O Arboribus se utiliza de sistema de GPS para localização precisa das cerca de cem mil árvores do município, site aberto a consultas com o perfil de cada “indivíduo arbóreo”, incluindo nome, origem, situação de saúde, último manejo realizado, informações do seu contexto urbano e códigos de barras escaneáveis por smartphones (QR codes), permitindo que população e árvore se “comuniquem”.


Prefeito Rodrigo Neves e eu fomos ao evento de lançamento do Arboribus de bicicleta, para divulgar a Semana da Mobilidade. 

“O projeto prevê o censo das árvores da cidade. Todas elas serão catalogadas, terão um número de identificação e ganharão um QR code, que ficará fixado em seu tronco. Através do QR code a população poderá acessar, com seus smartphones, todas as informações sobre aquela árvore, assim como nossos funcionários, o que vai melhorar e facilitar o manejo”, explicou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, que ainda ressaltou: "Caso os cidadãos não tenham um smartphone, o acesso pode ser feito através do código da árvore".

De acordo com Dayse, atualmente a secretaria computa mais de três mil processos arquivados de solicitação de podas, referentes aos últimos quatro anos. Com a concentração das demandas no site, uma equipe vai poder cuidar de diversas árvores de determinada rua ou região, ao contrário do que vem sendo feito.

“Hoje em dia uma equipe é mobilizada para tratar de apenas uma árvore. Agora vamos ter uma gestão de arborização urbana com sistema dinâmico, realizando, além do tratamento fitossanitário necessário, uma melhor interação entre a árvore e seu contexto urbano”, complementou a secretária.

Para a realização do Arboribus, a prefeitura se utilizará de sua equipe de poda, formada por um biólogo, seis funcionários e um caminhão. O projeto não terá nenhum gasto extra até que se defina a situação da licitação. O prefeito declarou a suspensão do contrato com a empresa vencedora para análise.

"Esta atitude reflete o compromisso do governo de transparência com a nossa cidade. Caso seja necessário, faremos nova licitação", declarou Rodrigo.

Fonte: Prefeitura de Niterói


----------------------------------
Leia também:

Sobre arborização urbana
Site do Arboribus: www.arboribus.niteroi.rj.gov.br
Plano de Arborização: uma necessidade para salvar as árvores da cidade
Prefeitura declara guerra à bagunça na fiação nos postes
Quanto custa uma árvore?
Calor, frescor e os ventos
Ilhas de calor na capital paulista causam chuvas mais fortes do que no resto do estado
História da arborização de Paris
Prefeitura suspende contrato com vencedora de licitação para cuidar de árvores e abre investigação

Sobre o Programa Niterói de Bicicleta
Página no Facebook: www.facebook.com.br/niteroidebicicleta
Sobre a Semana da Mobilidade: www.niteroidebicicleta.rj.gov.br
Prefeito vai de bicicleta ao trabalho para dar publicidade à Semana da Mobilidade
Prefeito chega de bicicleta em lançamento de projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.