sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Revitalização do Centro de Niterói: nova audiência pública é feita na Câmara Municipal




Proposta foi apresentada com as alterações sugeridas nas anteriores

Mais uma vez a Operação Urbana Consorciada (OUC), prevista no projeto de revitalização do Centro de Niterói, foi tema de Audiência Pública, ontem, na Câmara de Vereadores. Desde que a prefeitura fez alterações no projeto, introduzindo um anexo onde apresenta o relatório de impacto de vizinhança que deverá ser gerado com a nova legislação, este foi o primeiro encontro realizado pela Casa que já havia feito duas audiências públicas sobre o tema.

A secretária de Urbanismo e Mobilidade de Niterói, Verena Andreatta, fez questão de ressaltar que muitas das preocupações colocadas durante as audiências realizadas antes da alteração no projeto, foram instrumentos que refletiram nas mudanças. “Procuramos atender às solicitações colocadas pela população como a questão dos camelôs, da população afetada economicamente que reside na área central e das medidas relativas aos possíveis transtornos durante a obra. Questões que foram incorporadas para fazer com que o projeto atenda aos anseios da sociedade”, disse.

O subsecretário de Urbanismo e Mobilidade de Niterói, Renato Barandier, fez uma explanação a cerca da OUC que permite a antecipação de recursos através da venda de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepac) que serão vendidos a empresas pela prefeitura, com a contrapartida de permitir que construam edificações acima do gabarito permitido atualmente. Ele também garantiu que o estudo de impacto de vizinhança, que agora consta em anexo ao projeto, foi aprovado pela Secretaria de Urbanismo em agosto.

O estudo prevê um adensamento populacional para a área central da cidade, que hoje consta em 8,6 mil habitantes por quilometro quadrado, para 17 mil, nos próximos 15 anos. O aumento da população residindo no Centro pode ser um fator positivo, se o crescimento econômico e as oportunidades de trabalho seguirem na mesma direção, é o que defende os responsáveis pelo projeto.

A audiência foi presidida pelo vereador Beto da Pipa e também contou com a participação do vice-prefeito Axel Grael, da secretária executiva da prefeitura Maria Célia, e do procurador geral do município Carlos Raposo.

Fonte: O Fluminense

------------------------------

Quer saber mais sobre a proposta da Prefeitura para a revitalização do Centro de Niterói? Acesse www.centro.niteroi.rj.gov.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.