domingo, 1 de setembro de 2013

Skatistas se unem para que esporte tenha mais incentivo em Niterói


Os skatistas da cidade poderão ganhar um moderno “Skate Park” em São Francisco. Foto: Mariana Pimenta

O prefeito Rodrigo Neves, o secretário Paulo Freitas e outros políticos da cidade apoiaram a causa dos skatistas e debateram ideias para melhorar e incentivar o esporte radical. Praticantes do esporte desejam mais espaço. Foto: Mariana Pimenta

Marcel Tardin

Praticantes do esporte se unem com a Prefeitura em busca de um futuro melhor para a cidade e debatem projetos, como a criação de um “Skate Park” no bairro São Francisco

Toda ação ocasiona uma reação. A Terceira Lei do físico britânico Isaac Newton, dentro do campo da mecânica, é uma analogia perfeita do momento vivido pelo skate em Niterói. Não que a ação tenha sido de rebeldia, algo que um dia já foi condicionado à imagem desse esporte, mas sim em um caráter de conciliação. Em uma união nunca antes vista na região, skatistas ganharam o apoio do poder público para dar início às sonhadas reformas nas pistas da cidade. O símbolo desse movimento será visto neste domingo, a partir das 14 horas, no Campo de São Bento em Icaraí, na “Skateata”: um trocadilho entre as palavras skate e passeata. E esse pode ser o início de algo muito maior para a galera que apoia a cena.

O embrião da ideia surgiu no âmbito virtual: o comerciante Bruno Lobato, que desde criança possui uma relação íntima com a prática do skate, decidiu organizar uma manifestação em uma rede social a fim de lutar pelas reformas das pistas da cidade. A iniciativa deu certo e após uma reunião bem sucedida no “half-pipe” de São Francisco, Bruno sentiu que o momento era propício para unificar a cena dos skatistas da cidade e propor uma reunião com a Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo), responsável pela administração das pistas do município - São Francisco, Piratininga, Barreto, e outras.

A última quarta-feira foi o ponta-pé inicial para o desejo começar a deixar o plano abstrato e ganhar forma no concreto novo e liso das pistas reformadas. Bruno, juntamente com Guilherme Bettamio, um dos diretores da Associação Niteroiense de Skate, George Balboa, competir da modalidade “longboard” do esporte, e outros skaters da cidade realizaram uma reunião com o prefeito Rodrigo Neves, o vice Axel Grael, o secretário da Neltur Paulo Freitas, e outros políticos e administradores do município a fim de discutirem o que poderia ser feito para começar a modificar essa realidade. E para os usuários das pistas a reunião foi positiva.

“A reunião com o prefeito foi importante porque conseguimos mostrar a real necessidade dessas reformas nas pistas da cidade. Devido às condições precárias que estavam é que o esporte acabou ficando enfraquecido. Mas acho que o Rodrigo Neves entendeu nossos anseios e acho que isso pode ser o início de um novo momento não apenas para o skate, mas para outros esportes também”, disse Bruno.

Durante a reunião foram definidas medidas como reformas emergenciais para as atuais pistas da cidade (com atenção especial à de São Francisco, local onde há a maior concentração de usuários), asfalto novo para ladeiras utilizadas para prática de “downhill” (como a do bairro Engenhoca), e a construção de um “Skate Park” na praça da Marina de São Francisco, com data ainda indefinida para início das obras.

Na última quinta-feira já era possível ver que as reivindicações foram levadas a sério. Na pista de São Francisco, operários da Prefeitura cimentaram áreas com rachaduras e buracos e repararam outras partes do half-pipe.

“Essa reunião com os skatistas é de fundamental importância para a nossa gestão, porque são a partir de atitudes como essas que podemos avaliar e solucionar os problemas em busca de incentivar o esporte e o lazer em Niterói”, explicou o secretário Paulo Freitas, que observava as modificações na pista de São Francisco com aprovação dos usuários.

Para a passeata deste domingo, em Icaraí, são estimadas cerca de 2 mil pessoas, entre praticantes de skate, outros esportes e populares. A “Skateata” sairá do Campo de São Bento e se encerra na praça da rua Ary Parreiras.

Fonte: O Fluminense

---------------------------------

Fotos da Skateata realizada pelos praticantes do esporte, hoje, em Niterói.

Foto enviada por Carlos Alberto Parizzi, Subsecretário Municipal de Esportes.


Foto encaminhada pelo skatista Bruno Lobato.

Foto encaminhada pelo skatista Bruno Lobato.

---------------------------------------------
Veja mais sobre o assunto em:
JOVEM DE LUTA - REUNIÃO DOS SKATISTAS COM A PREFEITURA
Prefeito de Niterói encontra skatistas da cidade e reafirma compromissos com o esporte


 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo empenho em conseguir realizar o sonho de milhares de niteroienses. Passamos muitos anos esperando esse respeito e comprometimento que a atual administração municipal tem demonstrado.
    Estamos tendo o nosso orgulho de ser niteroiense de volta. Em menos de 1 ano estão resolvendo um problema (e vários outros) de décadas de abandono e desprezo com Niterói. Continuem nesse ritmo que está excelente!!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.