domingo, 22 de setembro de 2013

Torben Grael avalia investimentos 'para que não se mate a vela'


Bicampeão olímpico e técnico da equipe brasileira de vela analisa a modalidade em visita ao Ministério do Esporte, em Brasília

Torben Grael conversa com Ricardo Leyser em Brasília (Foto: Sueli Scutti)

Torben Grael esteve em Brasília na última sexta-feira para visitar o Ministério do Esporte. O bicampeão olímpico e agora técnico da equipe brasileira de vela conversou com o secretário de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, sobre a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 e o apoio que os atletas necessitam para competições e treinamentos durante o ciclo olímpico. Um dos investimentos do governo federal será a Bolsa Atleta Pódio, que vai contemplar os iatistas mais bem colocados no ranking internacional. Os demais continuarão recebendo a Bolsa Atleta, que apoia 176 iatistas.

Outro ponto da pauta foi a estruturação da nova Confederação Brasileira de Vela (CBVela), criada há pouco tempo e ainda impossibilitada de receber recursos do ministério. A antiga entidade, com o nome de Confederação Brasileira e Vela e Motor, ficou sob intervenção de 2007 ao final de 2012, com dívidas em torno de R$ 90 milhões. Torben disse que a ideia da CBVela é que os atletas de ponta aproveitem as condições oferecidas pelo Plano Brasil Medalhas para assegurar sua estrutura de treinamentos e competições, e que os recursos da Lei Agnelo/Piva sejam direcionados à base do iatismo, “para que não se mate a vela”.

Ambos conversaram também sobre a possibilidade de o Ministério do Esporte apoiar reforma e equipagem do Rio Yacht Club, de Niterói, que completa 100 anos em 2014. Entre os sócios do clube, cinco trouxeram 12 medalhas brasileiras em Jogos Olímpicos. O próprio Torben conquistou cinco, Marcelo Ferreira, três, Lars Grael, duas, Clinio de Freitas e Isabel Swan, uma cada. O secretário explicou que o clube pode apresentar projetos na chamada pública que o ministério vai abrir em breve para entidades privadas e lembrou que, por meio de convênios, o Ministério do Esporte vem conseguindo estruturar vários clubes em diversos estados.


Campeão mundial de Finn, Zarif recebeu elogios de Torben (Foto: Marcio Rodrigues / mpix)

Torben falou do apoio que recebe do ministério e ressaltou os valores da seleção olímpica de vela do Brasil:

- O Projeto Grael, por exemplo, se vale da Lei de Incentivo ao Esporte. E nossos atletas de alto rendimento, no geral, têm a Bolsa Atleta, que é muito importante para mantermos a geração da Fernanda Oliveira (medalhista olímpica da classe 470), da Patrícia Freitas (sétima no Mundial de RS-X) e outros velejadores.  Temos um time jovem muito bom e um grande campeão, o Robert Scheidt.

O campeão mundial de Finn, Jorge Zarif, recebeu um comentário à parte de Torben. No fim do mês passado, o iatista de 21 anos venceu a disputa na Estônia pela primeira vez.

- O Jorginho encontrou condições muito favoráveis e ganhou. Ele reconhece que ainda tem de melhorar muito, mas soube aproveitar as chances. Temos um potencial muito bom para os Jogos do Rio de Janeiro em 2016.

Fonte: Globo Esporte


Um comentário:

  1. Bom, Torben parabéns pela iniciativa, e pela mobilização para que a vela seja mais popular em nosso pais , em especial que seja uma ferramenta importante para inclusão social de crianças e adolescentes como temos ao Projeto Grael , Projeto Navega São Paulo, Projeto Caramuro, AEMARDF , Ani Itajai e outros.
    Importante lembrar que vários esforços estão sendo feito para que se possa captar recursos para o desenvolvimento dos esportes náuticos em nosso pais, mas recentemente como membro da Comissão de Legislação do CDCADF , pude colaborar na elaboração do edital que foi lançado hoje do FDCADF , para captação de recursos por renuncia fiscal , conseguimos contemplar a inclusão dos esportes náuticos para o desenvolvimento do inclusão social de crianças e adolescentes em risco de vulnerabilidade, sendo ai começa aparecer forja o caráter da juventude brasileira, dando espaço para formação profissional e atletas da vela . O Edital contempla equipagem, construção e contração de pessoas qualificas para o desenvolvimento do trabalho dos esportes aquáticos.
    Torben parabéns, fique firme nesse timão sua liderança nessa mobilização nacional e importante.
    Bons ventos
    Ulysses Neto
    Diretor Comodoro da AEMARDF

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.