quarta-feira, 9 de outubro de 2013

ClinÓleo - Prefeitura lança projeto de recolhimento de óleo comestível

Bicicletas ajudando a despoluir

O projeto ClinÓleo é mais uma importante iniciativa ambiental da Prefeitura de Niterói em parceria com a SEA/INEA. Executado pela CLIN, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMARHS) e com outras instituições participantes, com ClinÓleo tem por objetivo promover o recolhimento e a reciclagem de óleo comestível.

O projeto evita que quantidades de óleo sejam despejados na rede de esgoto da cidade, causando vários problemas de manutenção da rede, já que é uma das causas de entupimento da tubulação. Além disso, há a preocupação que esse óleo possa acabar chegando aos rios e, consequentemente, à Baía de Guanabara. Óleos e graxas ainda estão entre os principais poluentes da Baía de Guanabara.

Além do ganho ambiental, da geração de emprego e renda, o projeto ClinÓleo utilizará BICICLETAS para recolher o óleo, reforçando o projeto Niterói de Bicicleta. Esse detalhe é importante pois, quanto mais bicicletas na rua, mais estimulante e mais seguro é para todos os usuários das bicicletas.

Axel Grael

-----------------------------------------



A Prefeitura de Niterói lançou nesta terça-feira (8/10) o Projeto ClinÓleo, de recolhimento de óleo comestível em residências e comércio de toda a cidade. A iniciativa da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), conta com o auxílio dos parceiros: Águas de Niterói, Ampla, Cootranit, Econit e do Inea e seu objetivo principal é evitar o despejo do óleo vegetal em ralos, o que compromete tubulações das casas e edifícios, assim como as redes de tratamento de esgoto e também dos corpos hídricos.

O serviço de coleta domiciliar também traz uma novidade sustentável: serão utilizados triciclos elétricos adaptados. Funcionários da Clin farão o recolhimento do material. Os moradores que aderirem ao programa terão descontos em suas contas de luz. O governo de Niterói, através da CLIN, é pioneiro no programa de recolhimento de óleo vegetal domiciliar de porta a porta, de maneira ambientalmente correta.

O projeto piloto, utilizando os triciclos, abrange inicialmente as regiões do Centro, de Icaraí e de São Francisco. Mas todos os postos da Clin serão pontos de entrega voluntária, onde o munícipe poderá entregar seu óleo vegetal e receber, no ato da entrega um desconto, em sua conta de luz, fruto de uma parceria da CLIN com a Ampla.

No caso dos restaurantes a coleta será feita por uma van do INEA e os mesmos receberão um "selo" do programa ClinÓleo que traduz um descarte ambientalmente correto.




Presente ao lançamento, o prefeito da cidade elogiou a iniciativa: "Atualmente oito toneladas de óleo são descartadas de maneira irregular, entupindo galerias de águas pluviais contribuindo para a ocorrência de enchentes. Por isso, além de preservar o meio ambiente, essa iniciativa é tão importante" destacou o prefeito.

Já a presidente da Clin, Cláudia Neves reforçou que o óleo vegetal é um dos maiores poluidores: "O óleo despejado inadequadamente pelos moradores e comerciantes vai diretamente para rios e lagoas, aumentando a poluição e a degradação ambiental. " Ela acrescentou que o programa de coleta domiciliar do óleo será estendido para toda a cidade.

O lançamento do ClinÓleo ocorreu na sede da Clin e contou com a presença do vice-Prefeito Axel Grael, da secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, do Secretário de Meio Ambiente, Daniel Marques, e representantes da Águas de Niterói, Cláudia Barros, e da Cootranit, Jacob Klinber.

Para mais informações sobre como se cadastrar no projeto entre em contato com a CLIN pelo telefone 0800 022 2175 ou pelo site http://www.clin.rj.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Niterói


Um comentário:

  1. Boa iniciativa! Além do benefício ambiental, isso contribui para um gasto menor com a limpeza dos canais e da baía.

    É muito importante, entretanto, que se invista bastante na divulgação, inclusive pensando-se em formas de recompensar os participantes do programa como forma de incentivo, até que a ideia se estabeleça.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.