quarta-feira, 30 de outubro de 2013

De wingsuit, curitibano voa de Niterói ao Aterro do Flamengo a 200 km/h


Luigi Cani voa de wingsuit de Niterói até o Aterro do Flamengo (Foto: Gabriel Lott)

Prestes a viajar para o espaço em 2014, Luigi Cani faz performance ousada sobre a Baía de Guanabara em pouco mais de quatro minutos

Prestes a se tornar o segundo brasileiro a viajar para o espaço (primeiro por meio de iniciativa privada), o paraquedista e atleta de esportes radicais curitibano Luigi Cani, de 42 anos, colocou em prática um projeto ousado no Rio de Janeiro na última quinta-feira. Com mais de 11 mil saltos e 79 medalhas em competições ao longo de 17 anos de carreira, ele conseguiu um feito inédito ao saltar de um helicóptero e voar de wingsuit de Niterói, na Região Metropolitana, até o final do Aterro do Flamengo.

A velocidade média de Luigi no salto foi de 200 km/h. O percurso foi feito em cerca de 4m15s, sendo 3m45s de wingsuit e mais 30s pousando de paraquedas. Após voar a 15 mil pés de helicóptero, ele pulou usando o uniforme de "homem-pássaro", passou pela Baía de Guanabara, sobrevoou o Centro da cidade do Rio de Janeiro e foi terminar a performance na Zona Sul ao lado do atleta Gabriel Lott, que foi convidado para acompanhá-lo e registrar as imagens do amigo.

"Saí da parte de trás do Museu de Arte Contemporânea (MAC, do arquiteto Oscar Niemeyer), passei pela Baía de Guanabara e cheguei no Santos Dumont. Como estava muito alto, passei também pelo Centro da cidade, virei para a esquerda e peguei uma reta pela Marina da Glória, pela faixa de areia, e pousei bem na ponta do Aterro do Flamengo".


- Primeiro, usei um site para marcar minhas coordenadas de Niterói até o Aeroporto Santos Dumont. Depois, marquei do meio da pista do aeroporto até o final do Aterro do Flamengo. Fiz um vôo de helicóptero no percurso antes de voar de wingsuit e calculei tudo direitinho para ter certeza de que conseguiria fazer a travessia. Tivemos que esperar muito tempo no ar, recebi oxigenação, ficamos meia hora circulando e esperando o espaço aéreo fechar o aeroporto. Pedimos autorização ao aeroporto, à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e ao CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea). Saí da parte de trás do Museu de Arte Contemporânea (MAC, do arquiteto Oscar Niemeyer), passei pela Baía de Guanabara e cheguei no Santos Dumont. Como estava muito alto, passei também pelo Centro da cidade, virei para a esquerda e peguei uma reta pela Marina da Glória, pela faixa de areia, e pousei bem na ponta do Aterro do Flamengo - disse ao GLOBOESPORTE.COM

Para se ter uma ideia, sair de Niterói e chegar até o final do Aterro do Flamengo de carro demora cerca de 30 minutos em um dia com boas condições de trânsito. O atleta demorou pouco mais de quatro minutos. Além da travessia Rio-Niterói, Luigi já realizou outras performances na Cidade Maravilhosa. Uma delas foi em 2007, quando fez um voo próximo ao Cristo Redentor, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro.

Fonte: Globo Esporte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.