segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Niterói Stand Up Paddle Race conquista público na Zona Sul


Competição atraiu bom público à Praia de Charitas na Zona Sul de Niterói. Foto: Marcel Tardin

Cerca de 100 praticantes da modalidade de surfe participaram da competição na Praia de Charitas. Espectadores aproveitaram o dia ensolarado para prestigiar o evento

O tempo finalmente virou no final de semana e trouxe com ele tudo que a primeira edição do Niterói Stand Up Paddle Race precisava para alcançar o sucesso e cativar o público da cidade.

Aproximadamente 100 praticantes da modalidade de surfe disputaram a competição na manhã deste domingo, na orla da Praia de Charitas, levando às areias um misto de alegria e competitividade através da arte de remar sobre as ondas. Os grandes campeões do evento, que foi promovido pela Associação Fluminense de Kitesurf e Stand Up Paddle (AFKS) e pela Empresa de Lazer e Turismo de Niterói (Neltur), foram Paulão dos Reis, na categoria Open Race masculina, e Lena Guimarães, na Open feminina.

Cerca de 300 espectadores, entre adultos e muitas crianças, compareceram à orla da Zona Sul da cidade para prestigiar o evento, que começou mais tarde do que o previsto em função de uma tolerância com o número de atletas escritos de última hora. A partir das 11 horas foi dada a primeira largada, da divisão Open Race masculina, onde os atletas profissionais deveriam percorrer o percurso de 12kms determinado pela organização, que vislumbrava um perímetro entre as praias de Charitas e Icaraí. Logo em seguida as outras categorias foram começaram o percorrer o traçado.


Neste domingo foi realizada na Praia de Charitas a primeira edição do Niterói Stand Up Paddle Race. O presidente da Neltur, Paulo Freitas, premia Paulão dos Reis, vencedor na categoria Open Race Masculina. Foto: Marcel Tardin

Como era previsto, o tempo abriu e um vento constante caracterizou a disputa da prova. Com isso o “flat water” – que significa um mar de correnteza com baixa intensidade e pouca propagação de ondas – não aconteceu. A opinião era unânime: a prova foi dura e a praia não contribuiu para o descanso dos atletas sobre a prancha.

Na Open masculina o paulista de Ilhabela Paulão dos Reis confirmou seu favoritismo e cruzou a linha de chegada com ampla vantagem sobre seus adversários. Seguido por Américo Pinheiro, natural da cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Líder do ranking nacional, ele avaliou a prova como complicada, porém aprovou a iniciativa da cidade em organizar a corrida sobre as águas. “Foi com certeza um dos circuitos mais sacrificantes que participei, mas já estou acostumado e fico feliz em ter sido o primeiro campeão dessa competição. Fico grato por essa realização. Além disso, é muito importante a realização desse tipo de competição para fortalecer ainda mais o nosso esporte. Todos estão de parabéns”, declarou o surfista, que cruzou a linha de chegada com a marca de aproximadamente 1h45m de prova.

Na Open feminina o topo do pódio ficou com Lena Guimarães, natural de Arraial do Cabo, que conseguiu impor um ritmo forte e chegar na dianteira. O outro destaque feminino do Niterói SUP Race foi a jovem niteroiense Ariani Theophilo, de 18 anos, que venceu com sobras a divisão Race Amador. “A corrida foi complicada por causa da intensidade do vento, que deixou o mar muito mexido. Mas estou muito feliz em ter vencido a minha categoria”, afirmou a jovem.

Novidades – Diante do sucesso da primeira edição do Niterói SUP Race, o presidente da Neltur, Paulo Freitas, revelou com exclusividade à reportagem de O FLUMINENSE que já existe um projeto em andamento para a realização de uma outra competição de stand up paddle para a cidade. A prova irá consistir em uma travessia entre Niterói e o Rio de Janeiro e a prefeitura da cidade já vem estudando a viabilidade do evento junto ao poder público da cidade vizinha.

“É um grande prazer estar realizando esse evento porque o stand up é um esporte que vem crescendo no Brasil e no exterior. E esse é o início de muitas outras competições. Em novembro ou dezembro devemos realizar uma travessia de Niterói para o Rio. Já estamos estudando essa parceria com a Prefeitura do Rio e com certeza esse será outro grande evento para a nossa cidade”, destacou.

Fonte: O Fluminense

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.