quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Prefeitura de Niterói e Ampla firmam acordo para investimentos no Teatro Popular Oscar Niemeyer




O prefeito de Niterói e o presidente da Ampla, Marcelo Llévenes, assinaram nesta quarta-feira (16/10) um protocolo de intenções para garantir o funcionamento do Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Caminho Niemeyer, no centro da cidade.

Pelo acordo, a empresa vai repassar R$ 824 mil que serão usados principalmente para o pagamento de artistas que se apresentarem no espaço, salário dos funcionários e aluguel de equipamentos.

O prefeito assinou ainda um decreto dando o nome do arquiteto Oscar Niemeyer ao Teatro Popular. O espaço será reaberto no próximo dia 25.  Inaugurado em 2007, ficou quatro anos fechado.

"O Teatro Popular ficou ocioso e parado nos anos recentes e esse apoio da Ampla é muito importante. É um dia histórico para a cidade. Sempre estamos buscando parcerias com o setor privado em troca de um desenvolvimento mais sustentável da cidade. Com essas parcerias, Niterói retoma sua força, seu prestígio e seu astral e está reabrindo equipamentos importantes na cidade que estavam fechados", disse o prefeito, relembrando outras ações do governo na área da cultura, como as reaberturas da Companhia de Ballet da cidade e o museu Janete Costa de Arte Popular, a retomada do projeto aprendiz e a criação de projetos como o Arte na Rua e Quatro Estações da Música.

O secretário municipal de Cultura, Arthur Maia, disse estar muito orgulho com essa parceria para reabrir o espaço.

"Esse teatro era um anseio da gente. Ele fechado dava uma tristeza muito grande. O teatro é lindo por dentro, lindo por fora. Podemos assistir espetáculos olhando para a Baía de Guanabara, é algo cinematográfico. Essa parceria nos traz orgulho e esperança. Estaremos oferecendo uma estrutura de ponta para o cenário niteroiense, carioca e brasileiro", observou.

O presidente da Ampla, Marcelo Llévenes, destacou a importância das parcerias na área cultural.

"Nosso negócio é levar luz para as pessoas. A luz tem um significado muito importante para as pessoas porque ela faz aparecer coisas mas ela somente não é suficiente. A cultura, as palavras, as expressões artísticas iluminam a alma das pessoas. A vida é muito mais obscura sem cultura do que sem luz", opinou.

A diretora do Teatro Popular, Carla Tavares, afirmou que o espaço passou por uma série de melhorias como a colocação de poltronas numeradas, revitalização da pintura remetida ao projeto original com as cores da bandeira do Brasil e garantia de acessibilidade aos portadores de deficiência.

O novo Teatro Popular contará com um bistrô que terá espaço também para pequenas expressões artísticas (música, saraus, poesia), serviço de alimentação ambulante, visitas temáticas com personagens vivos, toten para fotos, além de oferecer lembranças sobre o lugar.
 
Entre os projetos que serão desenvolvidos no espaço está o "Ampliando Emoções", que terá uma programação de 16 semanas, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, com artes cênicas, teatro, dança e peças já exibidas em diversas capitais. Outro projeto será o de residências artísticas, visando estimular a criação artística na cidade, além de parcerias com a Secretaria Municipal de Educação voltados para crianças e adolescentes.

Segundo Carla, a programação do Teatro Popular já pode ser acessada pelo site www.teatropopularoscarniemeyer.art.br  -  
 
 
Foto: Janaína Gouvea
Fonte: Prefeitura de Niterói

----------------------
Leia também:
Abertura do Teatro Popular: na Coluna do Anselmo Góes, O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.