sábado, 5 de outubro de 2013

Prefeitura lança plano de prevenção à dengue na Policlínica de Itaipu






O prefeito de Niterói e o secretário municipal de Saúde, Chico D'Angelo, lançaram neste sábado (05/10), na Policlínica de Itaipu, a campanha "Niterói Contra a Dengue", com o objetivo de intensificar ações de prevenção à doença em toda a cidade.

O trabalho, que envolverá ainda outras secretarias, como a de Conservação e Serviços Públicos, de Educação, Ciência e Tecnologia, e a de Obras, além da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin), será coordenado por seis comitês regionais. Esses grupos ficarão nas policlínicas do Centro, de Santa Rosa, do Fonseca, do Largo da Batalha, de Itaipu e da Engenhoca, e se reunirão mensalmente para discutir as necessidades de cada região, a fim de combater a infestação pelo mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, evitar uma epidemia de dengue no próximo verão.

"Quero agradecer a todos os servidores que trabalharam no enfrentamento da epidemia de dengue do início deste ano. Foi a maior epidemia dos anos recentes na cidade e, apesar disso, não tivemos nenhum óbito na rede municipal de Saúde, ao contrário do que aconteceu em outros municípios. Esse quadro, de certa forma, nós herdamos por causa de um abandono, um descaso com a prevenção por parte da gestão passada. O combate à dengue é trabalho de prevenção. Se a gente não faz a limpeza, não cuida das casas, o mosquito ressurge no verão", afirmou o prefeito.

Entre as ações contempladas pela campanha, estão parcerias entre a Fundação Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação para a realização de atividades educativas nas escolas, transformando as crianças em multiplicadores dos conhecimentos sobre a prevenção à dengue. Também haverá trabalhos de conscientização em canteiros de obras, que costumam ter entulhos que podem acumular água. Outra medida importante é o reforço dos mutirões intersetoriais, ações que acontecem todos os fins de semana em diferentes locais da cidade, reunindo agentes de endemias - que fazem a visitação casa à casa, prevenindo e combatendo possíveis focos do mosquito da dengue -, e funcionários da Clin, que realizam ações de limpeza e capina.

"Estamos trabalhando para que o próximo verão seja sem epidemia. Mas, como o mosquito tem hábitos domésticos, é preciso que cada morador de Niterói nos ajude nesta batalha. Se uma rua inteira faz corretamente a prevenção, mas um vizinho não faz a sua parte, aquele trabalho é todo perdido. Outro problema muito grave é o das casas abandonadas. O prefeito deve publicar um decreto em breve reforçando a prerrogativa dos agentes de endemias de entrarem em imóveis fechados, após diversas notificações e multas, para verificar se ali existem focos do Aedes agypti", explica o secretário de Saúde Chico D'Angelo.

A Policlínica de Itaipu foi escolhida como cenário do lançamento do programa, pois foi a região com maior número de casos de dengue este ano, seguida pelo bairro de Santa Rosa. Após a solenidade, cerca de 30 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorreram o entorno da policlínica, vistoriando as casas vizinhas e distribuindo material informativo. Dois caminhões e 15 funcionários da Clin limparam e capinaram o local.

Disque Dengue

O Disque Dengue - (21) 2621-0100 - continuará sendo a linha telefônica exclusiva para solicitação de visitas dos agentes de endemias e para denúncias de casas abandonadas, terrenos com lixo acumulando água, entre outros possíveis focos do mosquito da dengue. O atendimento está disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados e domingos, das 9h às 14h.

"Ao receber a visita do agente de endemias, não deixe de recebê-lo em sua casa. Esse é um trabalho fundamental para o combate à dengue. Em caso de dúvidas ou para confirmar a identidade do agente, basta ligar para o CCZ, no (21) 2627-9284", orienta o chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Francisco de Faria Neto.

Fonte: Prefeitura de Niterói


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.