terça-feira, 22 de outubro de 2013

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é iniciada na cidade





Foi aberta nesta segunda-feira (21/10), no auditório da Fundação Oscar Niemeyer, a 10ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Niterói. O evento, instituído pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2004, é realizado anualmente e sempre tem como eixo um tema central. O escolhido para este ano é “Ciência, Saúde e Esporte”, em função dos megaeventos esportivos que irão acontecer no Brasil.

A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro; do presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes; do subsecretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Andrade; da subsecretária de Educação, Flávia Monteiro; do representante do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Douglas Falcão; do vice-presidente do Caminho Niemeyer, Daniel Damasceno; e do subsecretário de Esportes, Carlos Alberto Parizzi. Houve também uma apresentação do Coral da FAETEC, que cantou vários sucessos da MPB.

A conferência de abertura foi realizada pelo professor e cientista da Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Medicina do Esporte e do Exercício, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega. Ele ressaltou a importância de se criar hábitos que favoreçam a prática de exercícios físicos e apresentou pesquisas comprovando os resultados na melhoria da qualidade de vida de quem se exercita.

“Trata-se de um instrumento sadio e barato, com resultados comprovados, que aumenta não só o tempo de vida, mas também a qualidade dela. A ciência mostra isso de maneira muito óbvia. A prática regular do exercício físico aumenta a longevidade e melhora a qualidade de vida, seja em indivíduos sadios ou em indivíduos portadores de diferentes tipos de doenças”, afirmou Antônio Cláudio.

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro ressaltou a importância da SNCT enquanto forma de consolidar projetos e inserir a ciência no cotidiano.

“Ao longo destes dias, iremos descortinar várias ações da área de Ciência, Tecnologia e Inovação em Niterói. Assim, a Semana deixa de ser apenas um evento e passa a ser uma culminância de vários processos de trabalho que já estavam em andamento e que encontram sua consolidação e sua apresentação à sociedade. Além disso, eu destacaria o papel fundamental que a SNCT tem em todas as suas edições, que é o de fazer a ciência ser apropriada por um maior número de pessoas e ser vista como algo que tem lugar no cotidiano das pessoas, além de sua desmistificação e da figura do cientista como mirabolantes. Pelo contrário, a ciência é obra humana e enquanto tal deve ser vista e apropriada”, salientou Wadeck.

O subsecretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Andrade, chamou a atenção para as atividades que serão realizadas até o dia 27, em função da SNCT.

“Niterói tem tradição, visto que participa desde 2004 e, com certeza, teremos um belíssimo evento. Teremos palestras, apresentações de teatro e música, feira de ciências, caminhadas. Acontecerão atividades em vários espaços públicos e instituições de ensino e pesquisa espalhados na cidade”, disse.

Faz parte também do calendário de atividades que compõe a SNCT em Niterói, a implantação da rede wi fi no Jardim São João, no Centro, através do programa Niterói Digital. A medida irá garantir o acesso gratuito à internet no local, como já acontece em outros pontos da cidade.

A programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Niterói está disponível no blog semananacionaldecienciatecnologia2013.blogspot.com.br.


Fonte: Prefeitura de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.