terça-feira, 5 de novembro de 2013

Aquarelas sobre Niterói no Solar do Jambeiro. Não perca!!!


Ontem estive presente na vernissage da exposição de aquarelas sobre Niterói do artista plástico e ilustrador gaúcho Joaquim da Fonseca.

O trabalho do artista é de qualidade. Está belíssimo. Não deixe de conferir.



O agradecimento ao artista Joaquim da Fonseca (direita). No centro, o subsecretário de Cultura Victor de Wolf. Foto Luiz Ferreira.

No maravilhoso espaço cultural da cidade, o Solar do Jambeiro. Foto de Luiz Ferreira.

Da esquerda para a direita, Mariana Zorzanelli, Victor de Wolf, Ricardo Mouzer e Axel Grael. Foto de Luiz Ferreira.

A mostra "Niterói - Cidade ilustrada", com aquarelas o artista plástico e ilustrador gaúcho Joaquim da Fonseca terá vernissage no Solar do Jambeiro, no dia 4 de novembro, segunda-feira, às 19h. A exposição, que ficará em cartaz até o dia 30 de novembro, faz parte da grande programação cultural que será realizada pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói para celebrar os 440 anos da cidade.

Quem passar pelo Solar do Jambeiro vai poder conferir uma coletânea com cerca de 60 aquarelas que registram relíquias arquitetônicas, praias, colônias de pescadores, igrejas centenárias, rodas de samba e o dia a dia da população da de Niterói. As obras, reproduzidas com muita sensibilidade pelo artista gaúcho, apresentam a Cidade Sorriso em ângulos pouco explorados e resgata nos niteroienses o prazer de admirar suas belezas e seu cotidiano.

Aquarela de Joaquim da Fonseca
Entre as paisagens naturais que encantaram o ilustrador estão as praias da Região Oceânica e a orla de São Francisco. A colônia de pescadores de Jurujuba, as intervenções arquitetônicas de Oscar Niemeyer, como o MAC e o Teatro Popular, além do próprio Solar do Jambeiro, também foram registrados por Fonseca.

Sobre o artista

Joaquim da Fonseca nasceu em Alegrete, em 1935. É artista plástico, designer gráfico e professor universitário. Publicou vários livros sobre viagens e design gráfico. Em parceria com o escritor Luís Fernando Verissimo, publicou os livros da série "Traçando" sobre Madri, Nova York, Porto Alegre, Roma, Japão e Paris. Como artista, Joaquim da Fonseca se expressa principalmente pelo desenho e aquarela. "Encontrei na aquarela a possibilidade de registrar e documentar as impressões da paisagem litorânea, urbana e rural que me interessam, procurando explorar os sentidos espaciais de distância e profundidade que os recursos de transparência dessa técnica proporcionam", relata o gaúcho, que há quatro anos reside em Brasília.


Aquarela de Joaquim da Fonseca.

Serviço

"Niterói - Cidade ilustrada", aquarelas de Joaquim Fonseca
Abertura: 4 de novembro, segunda, às 19h
Visitação: 5 a 30 de novembro, sempre de terça a domingo
Horário: das 10h às 18h
Entrada franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói/RJ
Informações: (21) 2109-2222


Fonte: Secretaria de Cultura de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.