quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Desperdício de alimentos x conservação da natureza


O uso integral dos ingredientes contribui com a redução do desperdício dos alimentos, o que colabora para a conservação da natureza
Crédito: José D'Ambrósio

O desperdício de alimentos em todo o mundo tem impacto direto na perda da biodiversidade do planeta. Esse dado serve de alerta no Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. Estimativas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) revelam que, anualmente, os alimentos produzidos e não consumidos provocam a perda de 250 km³ de água (superficiais e subterrâneas), recurso não-renovável do qual a biodiversidade depende intrinsecamente. Esse valor é equivalente ao volume anual de água do Rio Volga – o maior da Europa e que possui extensão semelhante à do segundo maior rio brasileiro, o Paraná, que se estende por mais de 3.500 km, do Brasil à Argentina.

Além do imenso desperdício de água, anualmente a produção dos alimentos jogados fora ocupa quase 1,4 bilhão de hectares de terra, o equivalente a 28% das terras agricultáveis de todo o mundo, causando a emissão de aproximadamente 3,3 bilhões de toneladas de carbono, segundo dados do relatório “Os Rastros do Desperdício de Alimentos: Impactos sobre os Recursos Naturais”, divulgado pela FAO em 2013. No Brasil, a expansão da fronteira agrícola tem impacto direto na perda da biodiversidade. Dados do governo federal indicam que o país tem índices de desmatamento que chegam a 21 mil km2 ao ano, boa parte dele causado pela transformação de áreas naturais em pastagens e grandes plantações.

O texto explica ainda que, a cada ano 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados, a um custo econômico aproximado de cerca de US$ 750 bilhões. Por desperdício, o relatório considera perdas na fase inicial da produção, manipulação, pós-colheita e armazenagem (responsáveis por 54% do lixo gerado), bem como aquelas que ocorrem nas etapas de processamento, distribuição e consumo. No Brasil, um dos cinco maiores produtores de alimentos no mundo, estima-se que 20% das perdas aconteçam no processamento culinário e em virtude dos hábitos alimentares, conforme dados revelados pela ONG Banco de Alimentos.



Alternativas para evitar o desperdício

O relatório aponta algumas dicas para que sejam realizadas mudanças simples pelos consumidores finais e que podem reduzir o desperdício, como planejar as refeições em casa para não comprar mais do que é necessário, utilizar os alimentos mais antigos antes, congelar aqueles que não serão consumidos em breve, além de pedir o que sobrar de suas refeições nos restaurantes para poder consumi-las posteriormente.

No Brasil, existe um movimento que incentiva a utilização integral dos alimentos para evitar o desperdício. É o Gastronomia Responsável, criado em 2010 pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, na capital paranaense, e cujos restaurantes participantes comercializam os chamados ‘pratos responsáveis’. As receitas que fazem parte do movimento possuem impacto reduzido para o meio ambiente e seguem os quatro princípios do movimento: usar integralmente os alimentos, utilizar alimentos orgânicos, priorizar fornecedores locais para reduzir a emissão de CO2 e não utilizar espécies ameaçadas de extinção.

Além de ir a um dos 50 restaurantes participantes – distribuídos em oitos estados do Brasil – e optar pelos ‘pratos responsáveis’, o público também pode participar do movimento criando suas próprias receitas e compartilhando-as no site www.gastronomiaresponsavel.com.br. O chef curitibano Celso Freire, curador do movimento, lembra que o site reúne dicas responsáveis para aproveitamento dos alimentos.

“As cascas dos alimentos, por exemplo, podem ser utilizadas em outros pratos, como farofas e doces, como é o caso da casca de banana. Por outro lado, as folhas de legumes, como da beterraba, podem ser utilizadas para incrementar saladas”, indica o chef.

Para a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes, esse pensamento é uma tendência mundial. “Estão surgindo diversas iniciativas estimulando as pessoas a refletirem sobre a forma com que se alimentam. Nesse contexto, o Gastronomia Responsável representa uma opção para os milhares de brasileiros que se preocupam no impacto que suas escolhas têm no meio ambiente. Esperamos que nesse Dia Mundial da Alimentação a reflexão se fortaleça evitando cada vez mais o desperdício”, conclui.

Confira o infográfico para entender melhor a importância do aproveitamento integral dos alimentos, clique aqui.


Fonte: Fundação O Boticário


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.