domingo, 10 de novembro de 2013

Iatista do Projeto Grael é revelação na vela


Thiago Sangineto parte para novas conquistas no mar. Foto: Fred Hoffmann
Irma Lasmar

Niteroiense de 23 anos parte para competições grato ao projeto em que iniciou

Após sete anos no Projeto Grael, sendo três deles trabalhando, Thiago Sangineto desbrava novos mares. Ao s23 anos, ele deixa o grupo que o introduziu ao iatismo em 2006, aos 16 anos ,em busca do desafio de velejar profissionalmente, para fins de competição pela classe Snipe.

De 2010 até bem pouco tempo, o esportista integrava a equipe do Projeto Baía de Guanabara, realizada pelo Grael, criada pela empresa Pró-Oceano de meteorologia e oceanografia, patrocinada pela petroleira BG Brasil.

Trata-se de um programa de monitoramento da maré, da profundidade, da temperatura, do lixo, da velocidade do vento e outros fatores. Além da utilização das informações por outras empresas parceiras, pescadores, velejadores e clubes náuticos,entre outros, também o público pode consultar tais pesquisas pelo site www.projetobaiadeguanabara.com.br.

Em paralelo ao projeto ambiental, Thiago Sangineto já treinava vela desde março do ano passado com Paulo Santos, sócio do Iate Clube Rio de Janeiro, na Urca, que recentemente o convidou a se dedicar integralmente ao objetivo competitivo. Com o cronograma do ano que vem já traçado, eles se preparam para o campeonato brasileiro em janeiro, em Florianópolis; o campeonato americano em março, em Miami; e o mundial máster em agosto, no Japão.

A participação neste último surpreendeu muita gente, tendo em vista a pouca idade do atleta, mas como seu parceiro possui surpreendentes 70 anos, a dupla está dentro do critério exigido: a média de idade entre ambos ser superiora 45 anos.



Em 2012, Thiago e Paulo tiveram a primeira experiência internacional juntos no campeonato mundial, realizado na Espanha. Dos 80 barcos na disputa, os brasileiros conquistaram a oitava colocação. No campeonato brasileiro, no Rio, ficaram em quinto lugar entre94 barcos concorrentes.

No mundial deste ano, também no Rio, infelizmente não puderam concluir a prova por um problema de coluna de Paulo.

Para obter bons resultados, Thiago preza pela dedicação e disciplina nos treinos, duas qualidades que desenvolveu com a experiência adquirida no Projeto Grael. A perspectiva do atleta, para um futuro próximo, é conquistar o Pan-americano. 'O Projeto Grael me ensinou a ter senso de equipe, a lidar com situações adversas, a ver o problema de uma forma macro. Nele tinha tanto prazer como trabalho que não me sentia funcionário, mas parte de uma família', afirma Thiago, que sempre teve admiração e respeito pelo mar, muitas vezes confundidos com medo.

Aos poucos, ele foi se familiarizando com as águas profundas e percebeu que essa relação era possível, e para qualquer pessoa. 'O profissionalismo dos monitores e professores, com preparo para situações de perigo e resgate, garante total segurança aos alunos e sua família', garante.

Fonte: Folha de Niterói


-------------------------------------------
Saiba mais sobre o Projeto Grael em www.projetograel.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.