quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Parque da Serra da Tiririca na capa da National Geographic mundial (2009)


Registro...

NG mundial edição de fevereiro.

A espécie de anfíbio Scinax littoreus, que ocorre nas bromélias do Costão de Itacoatiara, entre outras poucas áreas de restingas e costões rochosos entre Macaé e Niterói, o que a torna endêmica desta região, foi fotografada em 2007 pela equipe da National Geographic e publicada na capa da edição mundial de fevereiro (no Brasil a capa foi outra).

A equipe da NG esteve no PESET por dois dias refazendo os caminhos por onde Darwin passou em sua viagem ao mundo. Darwin passou pela Serra da Tiririca em 1832 em direção a Cabo Frio. Segundo relatos foi no Rio de Janeiro que Darwin teve o seu primeiro contato com a imperiosa Mata Atlântica, de modo que provavelmente aqui ele começou a despertar para a teoria da "origem das espécies", nome do livro que o perpetua até os dias de hoje.

Mattias Klun, autor da foto, e seu assistente, no Costão de Itacoatiara.


O INEA irá revitalizar a estrada que corta 2,2Km do parque com a parceria da UFF, que irá elaborar um projeto conceitual (pórticos, placas, mirantes etc.) para a área através de um concurso entre os estudantes de arquitetura.

Diante da concorrência com todos os cenários ambientais percorridos por este fotógrafo (Bornéu, Patagônia, Galápagos...), que possuem belíssima e imperiosa biodiversidade e paisagens, é, sem dúvida, um motivo de comemoração ter uma espécie ocorrente no PESET na capa dessa que é uma revista das mais respeitadas e distribuídas do mundo.

A equipe do PESET acompanhou tudo e constatou que, para tirar uma foto dessas, são necessárias dezenas de fotos e muitas horas para tirá-las, além, é claro, de contar com a sorte de achar a espécie.

Fonte: PESET


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.