terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Carros e motos são rebocados no primeiro dia da ciclofaixa


Motoristas estacionaram em local proibido e trafegaram pela faixa. Foto: Marcelo Feitosa


Desrespeito à faixa especial na Avenida Amaral Peixoto foi a causa das infrações. A mudança pegou muitos ciclistas de surpresa e ocasionou no reboque de seis veículos

Teve início ontem o funcionamento da ciclofaixa implantada na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, com início na altura da Câmara de Vereadores, seguindo até a Rua Luiz Leopoldo Fernandes. A mudança, que faz parte do projeto de mobilidade da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), pegou muitos ciclistas de surpresa e ocasionou no reboque de seis veículos e suas motos, que desrespeitaram a faixa especial e as placas de proibido estacionar.

Para o casal de ciclistas, Rubens Silveira e Fabiana Marques, a ciclofaixa vem para contribuir com aqueles que optam por um meio de transporte mais saudável e ambientalmente sustentável. Acostumados a utilizar a bicicleta principalmente próximo a Icaraí, onde moram, os dois foram surpreendidos com a implantação da faixa especial. Contudo, eles alertam para o desrespeito dos motoristas, mesmo com a determinação de um espaço específico para o tráfego de ciclistas.

“Utilizamos a bicicleta por conta do trânsito. Em Icaraí nós temos algumas ciclofaixas e ciclovias, mas aqui na Avenida Ernani do Amaral Peixoto não sabíamos que seria implantada. Ajuda, mas o risco ainda é muito grande, porque os motoristas não respeitam, é preciso um reforço na fiscalização para que o ciclista possa desfrutar dessa via”.

De acordo com a NitTrans, para a fiscalização da ciclovia na avenida, que fica ao lado esquerdo da circulação, foram destinados três agentes e operadores de trânsito para orientar os motoristas, juntamente com três reboques, para evitar o estacionamento irregular no local e liberar a via, se necessário. Tendo sido retirados no primeiro dia de funcionamento seis carros e duas motos por pararem na ciclofaixa.

Para a criação da faixa para ciclistas foi necessária a remoção dos estacionamentos existentes à esquerda da avenida, no sentido da mão da via. Para o motorista Bruno Freire Teixeira Valdas, a mudança ainda não faz muito sentido, por não ver uma movimentação efetiva de ciclistas utilizando o espaço. No entanto, se é para melhoria da mobilidade, ele concorda com a implantação, mas solicita, em contrapartida, quanto a área de estacionamento na via e próximo a ela.

“A maioria dos carros que ficavam estacionados aqui são de pessoas que trabalham na avenida e achar vaga no Centro de Niterói, até mesmo em estacionamento, está cada vez mais difícil, espero que nesse projeto eles elaborem um planejamento para melhorar essa situação”, diz Valdas.

Vagas – Quanto aos estacionamentos, a NitTrans informou que foram criadas novas vagas de estacionamento, compreendidas do trecho entre as ruas Marques de Olinda e Visconde de Sepetiba, do lado direito do fluxo de veículos, sendo 34 destinadas ao rotativo, 18 para viaturas da Polícia Civil, 9 para Câmara dos Vereadores, além de uma vaga para deficientes e outra para idosos.

Fonte: O Fluminense


-----------------------------------------


Leia também:

Ciclofaixa que será implantada amanhã é o primeiro passo para ciclovia na Av. Amaral Peixoto.
Avenida Amaral Peixoto tem mais da metade das vagas reservadas
www.facebook.com.br/niteroidebicicleta
Passeio de bicicleta marca o encerramento da Semana da Mobilidade de Niterói
Semana da Mobilidade de Niterói e as Ciclovias Temporárias
Começa a implantação da ciclovia na Rua Timbiras, São Francisco
Por uma vida mais saudável e rápida: Vá de Bike!
Uso da bicicleta aumentou 85% no Rio nos últimos oito anos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.