quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Choque de ordem após ocupação das comunidades de Niterói


Serviços imediatos, como melhoria da iluminação e limpeza de calhas e contenções já foram executados. Foto: Júlio Silva

Paula Valviesse

Objetivo foi intensificar os serviços realizados pelo poder público nas duas localidades, para implantar as bases da Companhia Destacada de Policiamento Ostensivo

Horas após a ocupação do Complexo do Estado, que compreende os morros do Arroz e da Chácara do Céu, no Centro, e do Morro do Palácio, no Ingá, realizada ontem pelo 12º BPM (Niterói), com apoio do Comando de Operações Especiais (COE), agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e suporte aéreo, a Prefeitura de Niterói promoveu uma operação de ordenamento urbano nas comunidades. O objetivo foi intensificar os serviços realizados pelo poder público nas duas localidades, para implantar as bases da Companhia Destacada de Policiamento Ostensivo.

A ação, coordenada pela secretária Executiva, Maria Célia Vasconcellos, contou com a participação de diversas secretarias trabalhando simultaneamente, de forma integrada, nas duas comunidades. Cerca de cem servidores da Secretaria Municipal de Conservação (Seconser) e da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) realizaram serviços de limpeza de ruas e encostas, poda de árvores, capina e recuperação asfáltica, através da operação Tapa-buraco.

Além disso, a concessionária Águas de Niterói executou a desobstrução da rede de esgoto e efetuou a reforma de uma caixa d’água que abastece a comunidade do Morro do Estado. A Ampla fez a manutenção da rede de iluminação, com troca de lâmpadas e reparo em postes e na fiação elétrica.
De acordo com Maria Célia Vasconcellos, a operação permitiu à Prefeitura intensificar o serviço que já era realizado nas comunidades e, com o ordenamento, permitirá a ampliação da oferta dos mesmos.

“A operação facilita essa atuação. É uma consequência natural que, após a ocupação, a prestação desses serviços aconteça de uma maneira mais abrangente. Niterói está buscando a sua forma de enfrentar os problemas e para isso aproveitamos as experiências já realizadas, na tentativa de aprender com acertos e os erros, e buscar acertar ao máximo”, disse a secretária, citando as ocupações no Rio de Janeiro.

Para a secretária de Conservação, Dayse Monassa, a realização dos serviços mais imediatos, como melhoria da iluminação, limpeza de calhas e contenções é fundamental, principalmente após esses dias de chuva, que geram o entupimento de bueiros e obstrução dos locais de escoamento de águas pluviais.

“Essa intensificação do trabalho é só o início de um serviço que será realizado de maneira contínua”, disse.

Após a efetuação dos serviços emergenciais, a pretensão é ampliar a atuação das secretarias nos morros do Estado e do Palácio. Para isso, a Secretaria de Saúde objetiva transformar a Unidade Básica de Saúde (UBS) em uma Clínica Comunitária da Família, onde além do atendimento que atualmente é realizado serão promovidas ações de vigilância em saúde e ambiental, reforço dos programas de promoção da saúde, entre outros serviços.

Segundo o subsecretário de Saúde, Gustavo Rodrigues, para receber esses serviços a unidade passará por obras de reforma e ampliação, cujo edital já em regime de licitação.

A Secretaria de Defesa Civil realizará a capacitação de voluntários, implantando nas comunidades Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec), iniciativa que integra o plano Chuvas de Verão da Prefeitura, contando com o apoio da Secretaria de Educação, que estabeleceu os pontos de apoio para a realização de reuniões dos órgãos municipais nas localidades. Já a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos começará o trabalho de gestão de território, através das equipes multidisciplinares, utilizando o levantamento baseado no cadastro único dos programas sociais, com foco na atenção e na promoção social das famílias em situação de vulnerabilidade.

Fonte: O Fluminense

-----------------------------------

Saiba mais sobre a operação das forças de segurança e da Prefeitura nas comunidades:
Prefeitura de Niterói intensifica oferta de serviços públicos nos morros do Estado e do Palácio
Segurança: comunidades de Niterói ganham companhia destacada
Forças de segurança implantam Companhias Destacadas em três comunidades de Niterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.