domingo, 15 de dezembro de 2013

Dama do teatro em única apresentação no Teatro Popular: hoje, 15/12


A dama do teatro Bibi Ferreira traz para Niterói o espetáculo ‘Bibi - Histórias e Canções’, em única apresentação, no palco do Teatro Popular. Foto: Divulgação

Aos 91 anos, a dama do teatro brasileiro, Bibi Ferreira, traz o espetáculo ‘Bibi - Histórias e Canções’ ao palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro de Niterói. Foto: Divulgação


Bibi Ferreira traz para Niterói o espetáculo ‘Bibi - Histórias e Canções’, com histórias que marcaram os 70 anos de carreira da artista em uma variedade de interpretações

Um bebê que estreia sua carreira no teatro aos 24 dias de vida só pode estar destinado a viver para e pela arte. Foi isso que aconteceu com Bibi Ferreira, filha de Procópio Ferreira e da bailarina espanhola Aída Izquierdo, e uma das grandes damas dos palcos brasileiros. E é claro que uma vida dedicada ao teatro não pode ter sido experimentada sem intensidade e entrega total. É esse acúmulo de vivência que a atriz de 91 anos e 70 de carreira coloca para fora no musical Bibi – Histórias e Canções, com única apresentação hoje (domingo), às 19 horas, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro de Niterói.

Sob o pseudônimo “Bibi Ferreira”, Abigail Izquierdo Ferreira, nascida em Salvador, se tornou uma das maiores damas dos palcos, como atriz, cantora, compositora e diretora. A larga experiência nos palcos, entretanto, não é garantia de sossego antes de entrar em cena. “Fico nervosa toda vez que entro em cena. Você já pensou abrir a boca para cantar e a voz não sair?”, indaga a atriz, que na peça faz um passeio musical eclético por diversos gêneros e idiomas, intercalando histórias que marcaram sua vida artística.

Com regência do Maestro Flávio Mendes, Bibi mostra sua potência dramática e interpreta tango, fado, temas de musicais americanos, além do clássico repertório de Piaf e músicas nacionais de Chico Buarque, Amália Rodrigues, Tom Jobim, Noel Rosa e outros ícones da MPB. Bibi estreou no teatro com 24 dias de vida, na peça Manhãs de Sol, de autoria de Oduvaldo Vianna, substituindo uma boneca que aprecia em cena, e desapareceu minutos antes do espetáculo começar.

Uma cria - no termo mais literal da palavra - do teatro, Bibi Ferreira não se imagina longe de seu templo. “Adoro atuar, dirigir, cantar, gosto mesmo de trabalhar. Quando tenho uma semana de folga entre um trabalho e outro me sinto sobrando”, confessa.

Aos 18 anos, Bibi Ferreira já era uma estrela, e aos 25, já dirigia shows e espetáculos de sucesso. Com essa trajetória podemos entender o sucesso de sua carreira. Nesta apresentação em especial, Bibi irá incluir números com músicas natalinas, para celebrar o Natal que se aproxima. “Diversão, alegria, emoção, óperas, grandes musicais da Broadway e o inesquecível Gota d’Água. Fechamos o espetáculo com músicas de Natal, do meu CD Natal em Família, com participação da Leila Pinheiro, Danilo Caymmi e Joyce Candido”, antecipa Bibi.

Alguns momentos marcantes da carreira de Bibi, que entrarão no espetáculo, são Minha Querida Lady (adaptação de 1962 do musical My Fair Lady), Alô Dolly (de 1965, adaptação de Hello, Dolly), Gota d’água (Chico Buarque 1975), Piaf, a vida de uma estrela da canção (1983) e Bibi Ferreira vive Amália Rodrigues (2001), interpretados unicamente por Bibi acompanhada por uma orquestra. “É um espetáculo onde revisito sete décadas de minha trajetória musical, onde relembro momentos marcantes de minha carreira, num passeio por vários gêneros e estilos”, resume Bibi. (Colaborou Suzana Moura).

O Teatro Popular Oscar Niemeyer fica na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Niterói. Às 19 horas. Livre. Entrada gratuita.

Fonte: O Fluminense



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.