domingo, 15 de dezembro de 2013

Mais fogos e atrações na virada do ano em Niterói


Novo esquema de trânsito deve facilitar a festa na praia de Icaraí

Iris Marini

Festa na praia de Icaraí contará com cinco balsas para a queima de fogos, palco principal maior e haverá seis telões para o público acompanhar os shows

O presidente da Empresa de Lazer e Turismo de Niterói (Neltur), Paulo Freitas, promete novidades para o Réveillon de 2014 na Praia de Icaraí. Segundo ele, a ampliação desta edição da grande festa já começa pelo palco concha, que terá 23 metros de medida da boca de cena e será montado em frente à Rua Otávio Carneiro. Ao contrário dos últimos anos, em que três balsas faziam o show pirotécnico, nessa virada de ano serão cinco embarcações na queima de fogos – com duração média de 18 minutos – que ficarão mais distantes da areia e serão comandadas por mesa computadorizada. A estrutura montada pela Neltur, conta ainda, com quatro postos médicos e uma área de 100 metros quadrados próximo a calçada só para portadores de necessidades especiais, além da proibição de ambulantes da Rua Moreira César até a praia. O destaque fica por conta das quatro bandas que animam a festa.

“A Blitz, comandada por Evandro Mesquita e as bandas niteroienses Mustang 65, Colorado Country e Faixa Etária mostram versatilidade no repertório para agradar em cheio ao público da cidade. Os shows começam às 19h30 e quem fecha as apresentações será a Escola de Samba Unidos do Viradouro. O palco é gigante e seis telões – dois no palco e quatro espalhados pela praia – vão exibir as atrações e fazer com que o público acompanhe a contagem regressiva”, revela Paulo Freitas, completando que a expectativa é que 300 mil pessoas comemorem a chegada de 2014 na Praia de Icaraí.

Toda a venda de bebidas será feita por pessoas autorizadas e identificadas, segundo o presidente da Neltur, que também comemora o fato de que já foram tomadas todas as providências legais frente às instituições públicas responsáveis para garantir a segurança e a integridade da população e do evento. “Haverá um carro especial monitorando toda a Praia de Icaraí. Dentro dele, terá um guarda municipal e um policial militar que vão acompanhar as imagens registradas por várias câmeras que filmarão toda a festa”, adianta.

Além disso, três mini-hospitais com balões no alto, indicando a localização deles, serão montados. Cada um contará com leitos climatizados, UTIs, ambulâncias e motolâncias e uma equipe de profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, pessoal administrativo, além de voluntários. Torres de vigília com um PM em cada, guarda-vidas do Grupamento Marítimo (GMAR) estarão de plantão ao longo da noite e o Corpo de Bombeiros também garantem a comemoração.

Presidente da Neltur diz que haverá um carro especial monitorando toda a Praia de Icaraí durante a festa. Foto: Arquivo / Débora Nunes

Policiamento – O reforço no número de policiais militares de Niterói, anunciado há um mês, vai beneficiar ainda a segurança na comemoração do Ano Novo da cidade, como informa o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Gilson Chagas. “Nós vamos partir do mesmo efetivo usado no ano passado. Cerca de 400 PMs, mas estamos estudando a possibilidade de empregar mais homens no evento, que vão surgir após a formatura deste fim de ano, e se unem aos recém-adquiridos na cidade. É provável que este número cresça”, conta.

Esquema de trânsito – De acordo com o presidente da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) e subsecretário de Trânsito e Transporte, Paulo Afonso Cunha, a ideia do Réveillon de Niterói é semelhante a que fizeram em Copacabana de 1997 a 2000, quando ele trabalhava lá, e segundo o mesmo, não havia engarrafamento.

“O meu desafio neste plano de Réveillon 2014 de Niterói é fazer com que não haja trânsito. Para isso, pretendemos fechar a Praia de Icaraí apenas no dia 31, às 15h, mas talvez consigamos passar para as 16h. Além disso, estou tentando convencer aos outros órgãos de que a reabertura da praia seja por volta das 2h do dia 1º, ou cerca de meia hora depois que todas as apresentações dos shows e as queimas de fogos terminarem, se for mais tarde que isso. Não admito que a avenida seja aberta por volta das 10h, como propuseram. Isto provocaria um caos na cidade. E é isto que não queremos”, avalia.

Proibições – Segundo Paulo Afonso, a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, onde será celebrado o Ano Novo de Niterói, será fechada da Rua Alvares de Azevedo até a Rua Mariz e Barros. Várias ruas no entorno da praia terão proibições de estacionamento de veículos e os motoristas que escolherem vir com seus carros deverão ficar atentos à sinalização de banners, placas e faixas que indicarão onde não será permitido parar ou trafegar.

Conforme o responsável pela NitTrans, áreas para estacionamento de veículos devem ser montadas na avenida Almirante Ary Parreiras e na Rua Gavião Peixoto. No entanto, ele não recomenda que as pessoas venham de carro: “O ideal é ir a pé ou usar o transporte coletivo da cidade, para evitar ter dificuldade no deslocamento próximo ao evento. Mas, para quem decidir vir de carro, eu sugiro que pare na Cantareira e pegue um ônibus, ou que siga pela Roberto Silveira, estacione na Ary Parreiras, e novamente venha o resto do trajeto de ônibus. É importante que observem no dia onde haverá permissão para estacionar e que não bebam e dirijam, porque teremos agentes atuando na Lei Seca”, alerta.

Linha especial – A NitTrans vai atuar com 60 agentes, 10 motocicletas, 2 mil cones, 120 cavaletes, além de faixas, placas e banners de sinalização e 8 carros de reboques, para evitar que acidentes interrompam o fluxo próximo aos festejos. As frotas de ônibus que dão acesso ao local também devem ser aumentadas, segundo Paulo Afonso, que revela ainda que duas novas linhas programadas para começarem a rodar em dezembro vão contribuir com locomoção do público.

“Teremos uma linha Charitas X Cafubá e outra Charitas X Maria Paula, que vai facilitar o acesso a Icaraí. Bolsões de ônibus na Alvares de Azevedo e na Joaquim Távora também ficarão disponíveis para a população deixar o bairro”, finaliza.

Fonte: O Fluminense


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.