segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Prefeitura de Niterói conclui reforma de prédio para a Delegacia de Homicídios


Foto: Bruno Eduardo Alves

Prefeitura de Niterói conclui reforma de prédio que vai abrigar sede provisória da Delegacia de Homicídios. Unidade começa a funcionar no próximo dia 7.

A Prefeitura de Niterói entregou na manhã desta segunda-feira (23/12) a reforma do prédio que vai abrigar a sede provisória da Delegacia de Homicídios (DH) de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, no centro do município. A unidade, que começará a funcionar no próximo dia 7 de janeiro, ganhará 150 novos policiais civis, sendo dez delegados, e terá um efetivo total de 180 agentes.

O prefeito Rodrigo Neves e a chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, delegada Martha Rocha, fizeram uma visita ao prédio nesta manhã. Segundo o prefeito, nos últimos 25 dias, o município trabalhou intensamente na reforma do imóvel, realizando a pintura, melhoria dos móveis e no sistema elétrico, além de um trabalho paisagístico do prédio.

De acordo com Rodrigo Neves, é um compromisso da Prefeitura apoiar as forças policiais com toda intensidade.

"Esse espaço tinha um quadro caótico. Estava abandonado, com muita sujeira e lixo. Fizemos nestes últimos 25 dias todo um esforço para entregar esse equipamento para a Polícia Civil. A segurança pública é o principal desafio da cidade. Essa integração das forças de segurança e a pró-atividade da Prefeitura com o governo do estado devolverá a tranquilidade à população de Niterói em 2014. Já conseguimos reduzir os índices de criminalidade neste segundo semestre mas os indicativos este ano não foram tão bons. Vamos apoiar as forças policiais com toda intensidade para que esses índices atinjam patamares mínimos e aceitáveis", disse.

Com a conclusão da reforma, a Polícia Civil iniciará a partir da próxima quinta-feira (26/12) a instalação da rede lógica da unidade para integrá-la ao sistema de delegacia legal. Oito delegados que vão trabalhar no novo posto farão um estágio na DH da capital.
Uma nova Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí será construída no bairro do Barreto e será inaugurada em 2014.

A delegada Martha Rocha informou que a nova DH vai desafogar o trabalho das delegacias distritais do município, que passarão a se dedicar às investigações de outros tipos de crimes, além de receber reforço no efetivo. A chefe da Polícia Civil agradeceu o apoio do prefeito.

"Temos certeza de que esse trabalho vai ter um impacto diferencial nos indicadores estratégicos. Se não fosse esse prédio, essa delegacia não funcionaria na amplitude da unidade da capital. O apoio do prefeito foi fundamental. Mostra o compromisso com a cidade. Essa interlocução com o Estado é muito importante", declarou.

Outras ações integradas

O prefeito Rodrigo Neves anunciou que na próxima sexta-feira (27/12) será iniciada a reforma de um prédio na estrada Caetano Monteiro, próximo do campo do Cruzeiro, que vai abrigar a sede da Companhia Destacada da Polícia Militar na região de Pendotiba, que ganhará entre 60 e 70 novos policiais. A nova unidade vai começar a funcionar em janeiro.

Em março, segundo ele, será implantada a Companhia Destacada da PM no Fonseca, que vai reforçar o policiamento na zona norte da cidade, incluindo os bairros do Barreto e da Engenhoca.
Rodrigo Neves lembrou ainda que, há poucas semanas, foi implantada a Companhia Destacada da PM nos morros do Estado, no centro, e do Palácio, no Ingá. Segundo ele, o reforço no policiamento já trouxe redução nos índices criminais na região e aumento da sensação de segurança.

O prefeito destacou que todas essas ações são frutos de um plano específico de segurança para a cidade que foi apresentado há cerca de 40 dias em uma reunião dele com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Luís Castro Menezes, o chefe do Estado Maior Operacional da PM, coronel Paulo Henrique de Moraes, a chefe da Polícia Civil, Martha Rocha, e o comandante do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel Gilson Chagas.

Rodrigo Neves acrescentou ainda como outra ação importante na área de segurança a implantação do CISP (Centro Integrado de Segurança Pública) prevista para 2014. Segundo ele, com esse centro, Niterói será a primeira cidade do país a ter todos seus bairros monitorados por um sistema de câmeras.

Fonte: Prefeitura de Niterói


Um comentário:

  1. estamos precisando...em 1 mês morando na Otávio Kelly com 5 de Julho presenciei, da janela, nada menos do que 4 assaltos, QUATRO!!!...e fiquei sabendo de outros 3 na mesma região. Já na Região Oceânica, de onde saí, fiquei sabendo de mais uns 4 nas redondezas do Clube Espanhol....... A Copa e as Olimpíadas só tiraram a segurança das cidades vizinhas. É o que eu sinto.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.