quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Prefeitura de Niterói intensifica oferta de serviços públicos nos morros do Estado e do Palácio




Equipes de diversas secretarias trabalham de forma integrada com ações de limpeza, conservação, saúde e educação nas comunidades ocupadas pelas forças de segurança do Estado

A Prefeitura de Niterói iniciou, na tarde desta quarta-feira (4.12), a intensificação de ações de serviços públicos nos morros do Estado, no Centro, e do Palácio, no bairro do Ingá, que foram ocupados pelas forças de segurança do Estado pela manhã. Cerca de 80 funcionários da Secretaria Municipal de Conservação (Seconser) e da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) atuam na limpeza de ruas e de encostas, na poda, capina, restauração do asfalto (tapa-buraco), manutenção da rede de iluminação e desobstrução das redes de esgoto.

A realização de serviços públicos é rotineira nos dois morros. No entanto, após a ocupação, o poder público municipal, além da manutenção, poderá ampliar a oferta e a sua presença nessas comunidades. Os morros do Palácio e do Estado, além das comunidades do Arroz e da Chácara - que formam o conjunto de favelas do centro de Niterói -, já contam com escolas municipais, creches, telecentro, unidades de saúde e serviço de limpeza feito por garis comunitários.




"A prefeitura oferece diversos serviços nas áreas social, de saúde, de educação e de conservação e limpeza. Com a ocupação, teremos a oportunidade de potencializar e expandir esses serviços, trabalhando de forma mais ampla e sistemática. Podemos afirmar que a intensificação dessas ações é um verdadeira iniciativa para oferecer cidadania aos moradores dessas comunidades, com o objetivo de integrá-las definitivamente à cidade", afirma a secretária Executiva da prefeitura, Maria Célia Vasconcellos.
Além do atendimento já oferecido nas unidades de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde intensificará as ações de prevenção e combate à dengue e já está elaborando o projeto que transformará o posto de saúde do Morro do Estado em uma Clínica de Saúde da Família.

A Defesa Civil Municipal também disponibilizará equipes que vão capacitar moradores das comunidades para formação de Núcleos de Defesa Civil Comunitária (Nudecs) nas localidades, iniciativa que integra o plano Chuvas de Verão da prefeitura, além de expandir o trabalho de monitoramento de encostas e possíveis áreas de risco.
Fotos Luciana Carneiro

Fonte: Prefeitura de Niterói

---------------------------------

Saiba mais sobre a operação das forças de segurança nessas comunidades:
Segurança: comunidades de Niterói ganham companhia destacada
Forças de segurança implantam Companhias Destacadas em três comunidades de Niterói





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.