segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Rio assina acordo com norte-americanos para despoluir a Baía de Guanabara


Foto: raffasoares

Por Agência Brasil

O governo do estado de Maryland, nos Estados Unidos, vai colaborar com o programa de despoluição da Baía de Guanabara. O Acordo de Cooperação Técnica Fortalecimento da Governança e Gestão da Baía de Guanabara, estabelecida pelo Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía (Psam), da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), foi assinado na quarta-feira, 4 de dezembro. Um seminário no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói para a troca de experiência entre os dois países.

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, explica que o Brasil não vai copiar o modelo implantado na Baía de Chesapeake, no Nordeste dos Estados Unidos, mas pretende aprender como funciona a gestão de um modelo que deu certo. “É uma grande baía em que eles conseguiram reunir todo mundo, os governadores e prefeitos, porque pega muito mais do que um estado, é maior do que a Baía de Guanabara. Eles cobram do cidadão para despoluir, tem metas anuais, tem transparência, é que nem uma fábrica, que nem uma empresa, cada departamento tem uma grana, tem um responsável, tem uma meta, todo mundo acompanha e eles estão conseguindo muita coisa”.

Compromisso

De acordo com Minc, o governo de Maryland vai ajudar com a formação de quadros técnicos e com a metodologia de monitoramento para cada parâmetro, como a água, a terra e o ar. “No convênio está prevista a ida de técnicos nossos para lá, para ter informações, ver como é que aquilo funciona, ver como eles cobram, como é que aplicam, como é que monitoram, que é uma coisa que a gente não consegue fazer tão bem assim, monitorar o resultado de cada uma das ações. Então ficamos todos nós, técnicos, prefeitos, ambientalistas, muito animados com essa perspectiva, porque eles são considerados uma experiência top de governança e limpeza de uma baía”.

O secretário lembra que o Plano Guanabara Limpa está em andamento e tem avançado em várias questões, como o fim dos lixões que despejavam chorume na baía, o aumento de 12% para 40% da população atendida por saneamento básico e a instalação de Unidades de Tratamento de Rio que vão retirar um terço da poluição despejada nas águas, além do Termo de Ajustamento de Conduta feito com a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc) que reduziu em mais de 40% toda a poluição química, orgânica e oleosa da Reduc.

O governo do estado assumiu o compromisso com o Comitê Olímpico Internacional (COI) de despoluir 80% da Baía de Guanabara até 2016.

---------------------------------------------
Leia também:
Governador de Maryland, Martin O'Malley, visita o Projeto Grael
Estados do Rio e Maryland se unem para despoluir Baía de Guanabara
RJ e Maryland debatem, em Niterói, cooperação para a despoluição da Baía de Guanabara
Rio assina acordos de cooperação com Estado de Maryland
Governador de Maryland, Martin O'Malley, estará em Niterói na quinta



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.