segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Campeões mundiais e olímpicos disputam Copa Brasil de Vela em Niterói


Robert Scheidt é um dos campeões mundiais que vão disputar a Copa Brasil de Vela (Foto: Thiago Braga)

Disputa começa nesta terça para definir equipe brasileira. Robert Scheidt, Jorge Zarif, Bruno Prada, Bimba, Patrícia Freitas e Martine Grael são alguns dos destaques

Medalhistas olímpicos, campeões mundiais e líderes do ranking começam a disputar nesta terça-feira, na praia de São Francisco, em Niterói, a Copa Brasil de Vela. A primeira competição do ano na raia dos Jogos Olímpicos de 2016 vai definir a equipe brasileira. A regata inicial está prevista para começar às 13h. No dia 11 será disputada a medal race, a regata da medalha, em que participam apenas os dez melhores colocados de cada classe.

A relação de atletas dá uma mostra da força da vela nacional. Como Robert Scheidt, que em 2013 conquistou seu 11º título mundial na classe Laser, o título da Star Sailors League e luta para disputar sua sexta Olimpíada.

- Este tem tudo para ser um belo evento. Já tem alguns nomes estrangeiros confirmados, assim como os maiores velejadores do país. Durante o Mundial em Omã alguns atletas vieram perguntar da competição e este interesse engrandece ainda mais o evento e aumenta o nível da competição. É mais um grande treino na raia olímpica.

Jorge Zarif: campeão mundial disputa vaga da classe Finn com amigo Bruno Prada (Foto: Hanna Odras/Finn Gold Cup 2013 Tallinn)

Ex-parceiro de Scheidt na classe Star, Bruno Prada busca de uma vaga na Finn contra o seu amigo e pupilo Jorge Zarif, atual campeão mundial Junior e Sênior. Outro Bruno, o Fontes,  encerrou a temporada em terceiro lugar no ranking mundial da classe Laser. Na classe RS:X, uma dupla brasileira está entre as dez do mundo. Aos 33 anos, Ricardo Bimba ocupa a segunda posição no ranking. Uma década mais nova, Patrícia Freitas é a sétima melhor. Ouro do Pan do México, ela treina quase todos os dias na baía de Guanabara. Nas últimas competições que disputou, a carioca teve ótimos resultados e por isso está sendo apontada como uma das favoritas ao pódio. Martine Grael e Kahena Kunze, a dupla de velejadoras número um do mundo na classe 49erFX, vão competir em casa:

- É sempre bom. A nossa expectativa é boa e a presenças de duplas estrangeiras é ótimo porque puxa o nível da competição para cima. As inglesas estão muito bem preparadas, vai ser uma disputa boa - disse Martine.

Apesar de não ser na mesma época dos Jogos, que serão disputados em agosto, a Copa Brasil de Vela atraiu velejadores da Inglaterra, Estados Unidos, Israel e Argentina. Alguns destes atletas já estão treinando desde o final de 2013. De acordo com a Confederação Brasileira de Vela, o desempenho dos velejadores será o principal critério para definir a equipe que irá representar o país no Mundial de Santander, na Espanha, em setembro.

Fonte: Globo Esporte


----------------------------------------------

Saiba mais sobre a COPA BRASIL DE VELA:
Copa Brasil de Vela reúne ídolos em São Francisco
Robert Scheidt estreia na temporada 2014, amanhã, em Niterói, na Copa Brasil de Vela
COPA BRASIL DE VELA: Líder do ranking mundial, Martine Grael está ansiosa para competir em casa
Bons ventos trazem esportistas para Niterói
COPA BRASIL DE VELA: Niterói sedia o primeiro evento de classes olímpicas de 2014
COPA BRASIL DE VELA: em janeiro, Niterói receberá elite da vela na Praia de São Francisco



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.