domingo, 5 de janeiro de 2014

Com 15 velejadores, equipe inglesa disputa a Copa Brasil de Vela em busca de medalha


Equipe de velejadores britânicos. Foto Kyra Mirsky.

Competição em Niterói faz parte do treinamento para os Jogos Olímpicos do Rio 2016

Niterói – Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro só serão disputados em 2016, mas a equipe da Inglaterra já está no país para se familiarizar com a área de regatas. Formada por 15 velejadores, de cinco das 10 classes olímpicas, o time estreia na próxima terça-feira na Copa Brasil de Vela, evento que reunirá também os melhores velejadores do Brasil.

“A ideia de disputar esta competição vem de um desejo nosso em velejar durante o ano todo no Brasil. Escolhemos começar pela Copa Brasil de Vela, pois esta é uma boa época do ano para sair da Inglaterra, já que lá está nevando”, disse Stephen Park, chefe da delegação.

E para garantir que os atletas tenham uma estrutura adequada de treinamento, a maior parte dos barcos usados por eles aqui no Brasil foi trazida da Inglaterra de contêiner. A viagem toda, desde embalar os barcos até montá-los novamente no Rio de Janeiro durou um mês. No total, dois contêineres cheios de equipamentos desembarcaram no país no final de 2013.

Ainda como parte da preparação para os Jogos do Rio 2016, a equipe conta com um meteorologista, que está estudando a raia da baía de Guanabara. O principal é determinar as correntes e os ventos, para que os atletas tenham o máximo de informação possível antes de ir para a água.

“Nossa equipe técnica já esteve no Brasil e durante a Copa Brasil de Vela tentaremos ver se o que eles estudaram está correto”, completou Park.

E quando perguntado se está gostando do que viu até agora, Park não pensa duas vezes: “Quando tivemos os Jogos de Londres em 2012, tentamos tratar bem os brasileiros e posso garantir que estamos sendo muito bem tratados por aqui. Apesar de poucas pessoas falarem inglês, todos estão nos acolhendo muito bem.”





Primeiros barcos já estão em Niterói – A Copa Brasil de Vela teve início neste sábado, com a abertura da vila da regata e recepção dos velejadores. Os primeiros barcos já estão parados na praia de São Francisco, sede do evento, onde os atletas podem curtir um lounge com música, frutas e muita água.

As inscrições seguem abertas até o dia 6 e, entre os dias 7 e 10 serão disputadas as regatas. No dia 11 serão disputadas as medal races, ou regatas da medalha, em que apenas os dez melhores colocados de cada classe participam. As regatas serão separadas por classe e a premiação ocorrerá na praia, ao final de cada prova.

Prefeito visita a vila da regata – Nesta segunda-feira a vila da Copa Brasil recebeu uma visita ilustre. O prefeito Rodrigo Neves e o vice prefeito Axel Grael estiveram na praia de São Francisco e se mostraram bastante satisfeitos com o que viram.

“A Copa Brasil de Vela mostra o potencial de Niterói para sediar grandes eventos esportivos, sobretudo a vela. Nosso objetivo é dar inicio à agenda esportiva da cidade, visando os Jogos do Rio 2016 e realizar este campeonato na praia de São Francisco é a nossa proposta de aproximar o esporte das pessoas, ao invés de deixá-lo limitado aos clubes onde poucos têm acesso”, disse Axel Grael.

O vice-prefeito tem uma ligação especial com a vela. Ele é irmão de Torben e Lars Grael, grandes medalhistas olímpicos do país e o esporte sempre esteve no sangue da família. Durante a Copa Brasil de Vela, seus sobrinhos Marco e Martine Grael estarão na água competindo nas classes 49er e 49er FX.

Credenciamento – A imprensa interessada em cobrir o evento terá bote disponível para acompanhar as regatas de perto. Para isto, basta enviar um email para imprensa@cbvela.org.br ou mari@peccicom.com com o nome completo da equipe e contato e as datas que deseja acompanhar a competição.

A Copa Brasil de Vela tem organização da CBVela e da Prefeitura de Niterói e conta com o patrocínio do Bradesco, das Águas de Niterói e da Unimed Leste Fluminense, e com o apoio do Polo Orla Gastronomia.

Programação:

De 4 a 6/01
Das 9 às 18h: Inscrições e medições

7/01:
10h: Cerimônia de abertura
10h30: Reunião de participantes
13h: Regatas

De 8 a 10/01:
13h: Regatas

Dia 11:
13h: Medal Race

Fonte: Release

-----------------------------------------------

Saiba mais sobre a COPA BRASIL DE VELA, realizado em Niterói.
COPA BRASIL DE VELA: Líder do ranking mundial, Martine Grael está ansiosa para competir em casa
Bons ventos trazem esportistas para Niterói
COPA BRASIL DE VELA: Niterói sedia o primeiro evento de classes olímpicas de 2014
COPA BRASIL DE VELA: em janeiro, Niterói receberá elite da vela na Praia de São Francisco
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.