quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Consultório de Rua: 188 moradores em situação de rua já foram atendidos na unidade móvel em bairros da cidade




O prefeito em exercício de Niterói, Axel Grael, acompanhou na tarde desta quarta-feira (29.1) o trabalho realizado pelo Consultório de Rua no Jardim São João, centro da cidade. A unidade móvel integra as ações do programa Mais Saúde na Rua e, desde o início das atividades, este mês, já atendeu 188 pessoas. 

O Consultório na Rua oferece atendimentos especializados para a população em situação de rua da cidade. Composto por médico, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, redutores de danos, assistente social, entre outros profissionais. A equipe atua principalmente no Centro, Icaraí, Ingá, São Domingos, Gragoatá, Boa Viagem e Vital Brazil. Para dar suporte ao trabalho dos profissionais, o veículo disponibilizado é equipado com TV para auxiliar em atividades educativas e computador, odne serão cadastrados todos os atendiemntos.

Além das pessoas que vivem nas ruas, os usuários que se encontram abrigados nas unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social também são atendidos na unidade móvel. 

Os usuários são cadastrados rua e depois são atendidos pela equipe de saúde e de assistência social. Caso seja necessário, são inseridos na rede de atenção básica do município para fazerem exames e acompanhamento. Há, ainda, o trabalho de reinserção familiar. Quatro pessoas que moravam nas ruas voltaram a viver com as famílias desde que a equipe de assistentes sociais começou a atuar no Consultório de Rua.

Axel Grael, que estava acompanhado do secretário municipal de Saúde, Chico D’Angelo, destacou o perfil inovador do projeto. 

“Esse projeto pode ser um modelo bastante promissor para outras cidades também. Dá muito orgulho ver a qualidade do equipamento e da equipe, e o resultado já alcançado em tão pouco tempo. Estamos conseguindo reunir em torno do consultório móvel uma quantidade grande de pessoas que precisam desse serviço. O que estamos vendo aqui é as pessoas se sentindo atendidas, abrigadas e isso faz com que sejam muito mais suscetíveis a ter orientação de saúde”, ressaltou Grael.

Fonte: Prefeitura de Niterói

------------------------------------------------------

Leia também:
Prefeitura de Niterói inaugura equipamentos para atendimento a dependentes químicos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.