quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Guardas Municipais prontos para o verão de Niterói


Nova farda dá mais mobilidade e facilita quem tem que usar a bicicleta. A novidade agradou os agentes. Foto: Lucas Benevides

Corporação implanta fardamento especial, com bermuda, para melhorar o desempenho dos agentes no Campo de São Bento, Zona Sul da cidade

Os guardas municipais estão entre os profissionais que mais sofrem com as altas temperaturas registradas neste verão, já que precisam ficar grandes períodos expostos ao sol. Para atenuar o problema, a corporação começou a implantar esta semana um fardamento especial, com bermuda, para dar mais conforto e melhor desempenho de seus agentes.

A novidade chegou primeiro ao Campo de São Bento, em Icaraí. De acordo com a agente Patrícia Assis, coordenadora do efetivo no parque, por enquanto quatro dos dez guardas municipais em atividade no local já foram contemplados com a medida. Eles foram escolhidos porque realizam patrulhamento em bicicletas. Segundo ela, a novidade deve ser largamente adotada na tropa e não será apenas para os meses mais quentes do ano:

“Os guardas vão ficar sempre com esse fardamento. Não é algo pensado apenas para o verão”, explica.

Um dos primeiros a usar o novo traje, o guarda Rubens da Cruz Pereira comemorou. Além da trégua no intenso calor, ele acredita que a iniciativa torne o trabalho da Guarda Municipal mais eficiente:
“Essa nova farda dá mais mobilidade. O uso da bicicleta facilita. Conseguimos nos deslocar mais rapidamente quando há alguma ocorrência por exemplo. Com isso, podemos cobrir toda a área, que é muito grande, com mais facilidade”, analisa.

A novidade já experimentada pelos colegas é esperada com ansiedade pelos guardas municipais que ainda não foram contemplados. É o caso de Claudio José Souza Motta. Segundo ele, a nova farda vai aumentar até mesmo a resistência dos agentes:

“Com a bermuda vai ser possível aguentar esse calorão. A roupa melhora a operacionalidade e facilita para aguentar o plantão todo, porque ficar 12 horas nesse sol não é mole”, afirma.

A Guarda Municipal deve estender o novo fardamento para várias outras áreas da cidade. O mesmo deve ocorrer com o patrulhamento em bicicletas. Recursos do orçamento da União devem ser liberados em breve para a compra de aproximadamente 80 veículos, que serão usados na orla de Icaraí, Boa Viagem e São Francisco. 

Fonte: O Fluminense



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.