terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Niterói lança programa para despoluir Enseada de Jurujuba


As obras de saneamento e coleta de lixo vão contribuir para a despoluição da enseada de Jurujuba. Foto de Axel Grael.


O anúncio das ações do Enseada Limpa 2014 será feito nesta terça-feira no Praia Clube São Francisco

RIO - O plano de ação para o saneamento da Enseada de Jurujuba, em Niterói, será lançado nesta terça-feira, com previsão de investimentos de R$ 20 milhões ao longo de 2014. O objetivo do projeto Enseada Limpa é acabar com as línguas negras, que lançam esgotos no mar, e disciplinar a coleta de lixo nas áreas mais carentes. O trabalho será feito, de casa em casa, nas comunidades do Preventório e Grota.

O ANÚNCIO DO PLANO DE TRABALHO DO PROGRAMA ENSEADA LIMPA 2014 SERÁ HOJE, NO PRAIA CLUBE SÃO FRANCISCO, ÀS 11:30.



Segundo o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, que coordena o programa, o mesmo trabalho foi feito no ano passado nas comunidades de São Francisco e Charitas, com investimento de R$ 8 milhões.

- O programa começa a dar frutos. A qualidade da água da Enseada de Jurujuba está melhorando. Em 2012, a praia de Charitas esteve imprópria para banho durante todo o ano. Entre outubro e novembro de 2013, segundo o Inea, a praia esteve própria para o banho durante 5 semanas. A Enseada de Jurujuba será a primeira parte da Baía de Guanabara a ser despoluída. Ainda falta muito, mas estamos avançando – garantiu Grael, que já presidiu a antiga Feema, hoje Inea.

Ainda segundo Axel Grael, a Enseada de Jurujuba é pouco afetada pelo esgoto que polui a área central da Baía de Guanabara. Ele explica que os poluentes (esgoto e lixo) são produzidos pelas comunidades que ficam no entorno da enseada, o que facilita o controle e a despoluição da enseada.
O programa que será lançado nesta terça-feira também prevê, além do recadastramento das casas para esgotamento sanitário, obras de contenção de encostas e saneamento ambiental.

- No último fim de semana, a Copa Brasil de Vela foi realizada na Praia de São Francisco e o destaque foi a alta qualidade da disputa esportiva. Os atletas fizeram questão de registrar a preocupação com a poluição da Baía de Guanabara – lembrou Grael.

Fonte: O Globo

---------------------------------------------

Saiba mais sobre o Programa ENSEADA LIMPA:
ENSEADA LIMPA - resultados de balneabilidade de Charitas são animadores


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.