sábado, 15 de fevereiro de 2014

Abertas as inscrições para o Edital de Apoio a Projetos


Família de micos-leões-dourados (Leontopithecus rosalia): espécie de primata já foi beneficiada por diversas iniciativas apoiadas pela Fundação Grupo Boticário. Crédito: Luciano Candisani


Interessados podem se inscrever até 31 de março em três linhas de apoio.

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza está com seu tradicional Edital de Apoio a Projetos de conservação aberto. A submissão de propostas é realizada exclusivamente pelo site www.fundacaogrupoboticario.org.br, até 31 de março. Em média, a cada edital são aprovadas 20 iniciativas e o valor total dividido entre os selecionados soma em torno de R$ 750 mil.

Podem concorrer ao apoio financeiro projetos que contribuam para a conservação da natureza em todas as regiões do Brasil e que sejam realizados por instituições sem fins lucrativos, como organizações não governamentais ou fundações ligadas a universidades. O processo de seleção das propostas inscritas nos editais é independente: os pareceres são emitidos por 123 especialistas de todo o país que atuam como consultores voluntários. A aprovação final é feita pelos membros do Conselho Curador da Fundação Grupo Boticário, que inclui profissionais de renome das áreas de conservação da natureza, direito ambiental, comunicação e gestão.

Ações relevantes para a conservação

O edital público prevê a seleção de projetos que busquem maiores resultados para a conservação e estejam alinhados aos compromissos brasileiros e internacionais de conservação da biodiversidade (Convenção da Diversidade Biológica (CDB) da ONU e suas Metas de Aichi). As linhas temáticas contempladas são:

- Unidades de Conservação de Proteção Integral (continentais e marinhas) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs): criação, ampliação e execução de atividades prioritárias de seus Planos de Manejo;

- Espécies Ameaçadas: execução de ações prioritárias dos Planos de Ação Nacional (PAN) para espécies e ecossistemas e definição de status de ameaça; e,

- Ambientes Marinhos: estudos, ações e ferramentas para proteção e redução da pressão sobre a biodiversidade marinha.

Duas décadas de incentivo

O Edital de Apoio a projetos da Fundação Grupo Boticário faz parte do Programa de Apoio a Ações de Conservação da instituição, representando um dos mais antigos editais públicos, ligados à iniciativa privada, do país para patrocínio de ações em prol do meio ambiente. Por meio do financiamento de iniciativas, pretende-se estimular a sociedade e a comunidade científica brasileira a assumirem um compromisso com a concretização da conservação no país, viabilizando resultados efetivos para a proteção da natureza. Em 23 anos, 58 editais foram disponibilizados, por meio dos quais 1.377 iniciativas foram viabilizadas.

Os estudos, pesquisas e projetos financiados contribuíram para o que o país conhecesse mais sua biodiversidade, além de indicarem importantes ferramentas e estratégias para a proteção de espécies e áreas naturais. No total, 15% de todas as espécies que constam na lista oficial de espécies ameaçadas do Brasil (1.473) foram estudadas, sendo que as inciativas apoiadas contemplaram ações em todos os estados e em 64% dos municípios brasileiros. Os resultados incluem ainda a descoberta para a ciência de 67 novas espécies, como o Brachycephalus tridactylus, sapinho de 1,5 cm que foi encontrado na Reserva Natural Salto Morato, Unidade de Conservação mantida pela Fundação Grupo Boticário no litoral norte do Paraná.

Em caso de dúvidas sobre o processo de submissão, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail picn@fundacaogrupoboticario.org.br. Para se inscrever, clique aqui.

Fonte: Fundação O Boticário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.