quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Cidade terá duas Plataformas Urbanas Digitais




A Prefeitura de Niterói vai construir este ano duas Plataformas Urbanas Digitais: uma no Módulo de Ação Comunitária (Maquinho), que fica no morro do Palácio, no Ingá, e outra na Engenhoca.Um dos projetos do programa Niterói Digital, que visa democratizar o uso das tecnologias da informação na cidade, as Plataformas Urbanas Digitais serão espaços educativos, revestidos de uma arquitetura moderna e futurista com recursos tecnológicos. Na plataforma do Maquinho, será implementado o projeto Arte, Cidadania e Tecnologia na qual serão oferecidos cursos de formação, entretenimento, manifestações artísticas, bem como um meio de exercício de sua cidadania.

A plataforma contará também com um Telecentro (espaço de universalização digital e de acesso à Internet e oferta de cursos).

No local, funcionarão ainda um estúdio de áudio ( gravação, edição de áudio, com vistas a criação futura de uma rádio comunitária), um cinema comunitário (para exposição de filmes, shows e outras atividades formativas e de entretenimento), uma midiateca (sala de jogos interativos e educacionais, cursos de língua estrangeira, na modalidade à distância, e cursos de fotografia.

A plataforma do Maquinho irá preservar a história da criação do espaço no que se refere ao trabalho realizado em sintonia com o MAC (Museu de Arte Comtemporânea).

Com o objetivo de se obter uma governança democrática e uma gerência participativa, será eleito um Comitê Gestor com ampla participação das instituições situadas na comunidade e de representações de secretarias municipais e outros órgãos da Prefeitura.

O Comitê Gestor será composto por representantes do posto de saúde, creches da comunidade, da FAN (Fundação de Artes de Niterói), do MAC, da Associação de Moradores, do Colégio Estadual Aurelino Leal, da Faculdade de Direito da UFF, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e da Fundação Municipal de Educação.

Fonte: Prefeitura de Niterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.