quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Danos causados pelo fogo nas encostas de Niterói (sobrevoo de 10/02/2014)


A Região Sudeste do Brasil está enfrentando uma grave estiagem fora de época. O forte calor, a baixa umidade do ar e o descuido ou a ação criminosa de algumas pessoas têm causado lamentáveis danos ambientais, além de riscos à vida e à saúde da população.

Tenho feito sobrevoos diários. Mostramos, a seguir, algumas imagens do que eu vi durante o sobrevoo realizado no dia 10 de fevereiro, na companhia do secretário municipal do Meio Ambiente, Daniel Marques, o chefe da Defesa Civil de Niterói, Walace Medeiros, e o fotógrafo Bruno Alves, da Prefeitura de Niterói, para avaliar os danos e para planejar as ações de combate aos focos de incêndio:

Morro da Boa Vista.

Encosta acima da Avenida João Brasil.

Morro da Penha, na Ponta D'Areia. O castelinho do Henrique Lage cercado de cinzas.

Morro do Cavalão, na vertente do Vital Brasil/Santa Rosa, onde o incêndio começou, atingindo depois a encosta em São Francisco.

Morro do Cavalão, na vertente do Vital Brasil. A área recém reflorestada (dentro de um retângulo) pela Secretaria do Meio Ambiente (SMARHS), protegida por aceiro eficientemente executados, foi poupada pelas chamas. Ao fundo, as praias de São Francisco e Charitas.

Focos de incêndio já na vertente de São Francisco. Ao fundo, a Enseada de Jurujuba e a Baía de Guanabara.

Focos de incêndio na encosta do Morro do Cavalão, em São Francisco.

Focos no Morro do Cavalão, São Francisco. Ao fundo, Icaraí, Jardim Icaraí, Centro e a Ponte sobre a Baía de Guanabara.

Focos sobre parede rochosa na Serra da Tiririca. O fogo é na vertente de Maricá.

Queimada em área de vegetação herbácea mas já tingindo área de floresta. Próximo à Várzea das Moças.

Várias áreas queimadas em morro da Zona Norte de Niterói.

Marca de queimadas sobre morros da Zona Norte de Niterói.
Todas as fotos acima são de Bruno Eduardo Miranda Alves

-----------------------------

ENFRENTANDO O PROBLEMA

As cenas acima dão clareza da dimensão dos danos causados pelo fogo e do desafio que está sendo combater o grande número de focos de incêndio em todas as regiões da cidade.

A Prefeitura de Niterói começou a mobilizar-se para conter os incêndios em meados de janeiro, emitindo alertas para que a população evitasse atividades que pudessem causar o fogo. Depois, no dia 7 de fevereiro, promovemos uma reunião para iniciar uma atuação mais ativa de combate aos incêndios.

Equipes do Corpo de Bombeiros, com o suporte logístico e acompanhamento da Prefeitura de Niterói, estão desde o início da estiagem acompanhando e combatendo o fogo na vegetação. Nos dias 10 e 11 de fevereiro, várias guarnições de bombeiros (mais de 30 homens) foram mobilizados e o trabalho de helicópteros do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar fizeram o trabalho de lançamento de água sobre os focos de incêndio.

Hoje, contamos com um contingente de bombeiros especializados em incêndios florestais, do Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente. O trabalho das equipes de terra não é fácil e requer um grande esforço e preparação física. Além do risco inerente à atividade, os profissionais precisam alcançar pontos de difícil acesso, carregando pesados equipamentos e enfrentando situações como se verificou hoje: ataque de abelhas!

Veja algumas imagens do trabalho das equipes:

Focos de incêndio com prioridade para combate em 11/02/2014. Fonte: Corpo de Bombeiros.

Helicóptero do Corpo de Bombeiros lança água sobre o foco do incêndio na mata da encosta do Morro do Cavalão, em São Francisco. Foto Axel Grael.

Helicóptero da Polícia Militar reveza com o dos Bombeiros no difícil esforço de combate aéreo aos focos de incêndio.
 
Atuação no início da manhã de quarta feira, 12 de fevereiro de 2014. Helicóptero retorna para combater foco ainda ativo na encosta do Morro do Cavalão, em São Francisco. Foto Axel Grael

Helicóptero prepara-se para lançar água sobre último foco na encosta de São Francisco. Foto Axel Grael, 12-02-2014.


PRIORIDADES PARA 12/02/2014
  • Sobrevoo de manhã cedo para avaliar a situação das encostas.
  • Repassar pontos já trabalhados e que demandem eventual combate complementar.
  • Combater focos no Cafubá.
  • Combater outras frentes que porventura surjam.
PRIORIDADES DE MÉDIO PRAZO

No dia 7 de fevereiro, a Prefeitura de Niterói promoveu uma reunião para estabelecer as medidas emergenciais e de médio prazo a serem adotadas com relação aos incêndios em vegetação. As decisões tomadas foram:
  • Assim como a Defesa Civil de Niterói equipou-se (estação meteorológica, rede de pluviômetros e de sirenes) preparou o Plano de Contingência para Chuvas e o Protocolo de Atuação em situação de emergência, será preparado até maio de 2014 o Plano de Contingência para Incêndios Florestais.
  • Mapear áreas de maior incidência de incêndio
  • Preparar campanha de educação ambiental e conscientização
  • Investigar a responsabilidade pelo início de incêndios, notificar responsáveis e posteriormente enquadrar na legislação de crimes ambientais.
  • Preparar NUDEC's para atuar também na prevenção de incêndios florestais.
  • Capacitar pessoal da Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente (SMARHS), Guarda Municipal e outras áreas da Prefeitura para atuar em ações de prevenção e combate a incêndio
  • Adquirir equipamentos de combate a incêndio (abafadores, etc)
  • Implantar o projeto Niterói Mais Verde.
  • Planejar a recuperação das áreas degradadas pelo fogo.
AGRADECIMENTOS

A grande mobilização que se fez para atacar os focos de incêndio em Niterói foi mais um bom resultado da parceria entre a Prefeitura de Niterói e o Governo do Estado. Quando os incêndios atingiram a proporção inesperada, fruto da longa estiagem fora de época, o prefeito Rodrigo Neves e eu solicitamos apoio ao governador Sérgio Cabral, motivando a mobilização de recursos humanos (bombeiros especializados) e materiais (helicópteros, etc).

Gostaria de registrar aqui o agradecimento a:
  • Cel. Sérgio Simões, secretário de estado de Defesa Civil, que não está medindo esforços para atender o apelo de Niterói.
  • Cel Fábio José de Meirelles, comandante do Comando de Bombeiros da Área Metropolitana (CBA IX). O Cel Fábio é um dos mais experientes profissionais, sendo um dos precursores do Grupamento de Socorro Florestal do Corpo de Bombeiros, um órgão especializado e capacitado para lidar com incêndios florestais. Eu o conheci quando era presidente do IEF - Instituto Estadual de Florestas (1991-1994) e ele já estava atuando como tenente naquela corporação pioneira no país.
  • Cel. Roberto Sobral Júnior, comandante do CBA VIII - Atividades Especializadas, pelo seu empenho pessoal e liderança na operação.
  • Tenente-Coronel Paulo Salvador Mantuano Nogueira, comandante do 1º GSFMA – Alto da Boa Vista. O nosso agradecimento também para todos os membros da equipe do GSFMA que emprestam a sua experiência para o sucesso da operação.
  • A todos os moradores que têm oferecido logística para as equipes em suas residências, que cederam água de suas piscinas para os trabalhos de combate ao fogo e que acompanharam o trabalho das equipes.
A preocupação com os incêndios em vegetação ainda é muito grande e a Prefeitura continuará em alerta até que todos os focos de incêndio estejam controlados e a normalidade climática retorne com as chuvas.

Axel Grael
Vice-Prefeito

----------------------------------

Leia também:
Niterói em alerta contra incêndios florestais
Incêndio criminoso na Serra da Tiririca, em Itaipuaçu
Estado cria força-tarefa para combater incêndios florestais
Controlado incêndio na Reserva de Poço das Antas
Alerta máximo contra incêndios
Criminosos soltam balões em plena situação crítica de incêndios
Muitos focos de queimadas em Niterói. Responsáveis pelos incêndios serão investigados
LUTANDO CONTRA AS QUEIMADAS EM NITERÓI
ATENÇÃO: ALERTAMOS PARA O ELEVADO RISCO DE INCÊNDIOS NAS ENCOSTAS (Niterói)
Rio tem recorde de focos de queimada em 2014 devido à onda de calor
Queimadas: mitos e verdades
Crime ambiental: fiscalização aperta o cerco contra baloeiros
Fumaça de queimadas causa a morte de 339 mil pessoas/ano no mundo




Um comentário:

  1. AXEL GRAEL/ PARABÉNS PELAS AÇÕES.

    ELAS EVIDENCIAM O COMPETENTE GESTOR AMBIENTAL QUE VOCÊ É .

    GOSTARIA DE SUGERIR PARA MÉDIO PRAZO :

    1 - TORRES PERMANENTES DE MONITORAÇÃO / SITUADAS ESTRATEGICAMENTE NO ENTORNO DA S. DA TIRIRICA (*) E DEMAIS REGIÕES AFETADAS E INTERLIGADAS AO CENTRO DE OPERAÇÕES DA CIDADE

    (*) E OUTRAS ÁREAS DE RISCO / A DEFINIR

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.