segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Estado cria força-tarefa para combater incêndios florestais




RIO - O governo do estado vai criar uma força-tarefa para enfrentar os problemas decorrentes do prolongado período de estiagem que afeta todas as regiões do estado. Desde a semana passada, estão surgindo focos de incêndio nas unidades de conservação estaduais e federais.

Para agilizar o combate às chamas em caso de novas ocorrências, os secretários de Estado do Ambiente, Indio da Costa, e de Defesa Civil, Sérgio Simões, se encontram na manhã desta segunda-feira para discutir o problema. Durante a reunião na serão definidas as próximas ações de combate as queimadas.

No incêndio que destruiu mais de quatro milhões de metros quadrados na Reserva Biológica de Poço das Antas (Rebio), os bombeiros só começaram a atuar na manhã deste domingo. Desde sexta-feira, as chamas eram combatidas por voluntários. O fogo continua destruindo a mata do Parque Estadual da Serra da Tiririca, entre Niterói e Maricá. Ontem, somente quatro bombeiros auxiliavam os guarda-parques no combate ao incêndio, no qual foram usados também dois helicópteros.

Segundo nota da Secretaria do Ambiente, o Rio foi o estado que mais avançou nos últimos anos na recuperação da cobertura vegetal da Mata Atlântica, que passou de cerca de 7% para quase 10% do território graças, sobretudo, a ampliação das áreas protegidas com a criação e expansão dos parques e reservas, patrimônio que precisa ser preservado.

Secretário-executivo da Associação do Mico-Leão Dourado, Luiz Paulo Ferraz disse que o estrago foi grande na reserva:

- O fogo destruiu 20% da vegetação da Rebio; Algumas dessas áreas já foram queimadas anteriormente, mas há 4 anos não ocorriam incêndios na reserva e em muitas delas a vegetação estava se recuperando. Há muito a ser feito. E a primeira coisa é uma reestruturação do ICMBio para que este tipo de problema, tão comum em várias unidades de conservação, seja mais controlado e não dependa apenas de lideranças com capacidade de mobilização de trabalho voluntário, como ocorreu aqui. Combate a incêndio florestal é uma atividade para profissionais especializados - sugeriu.

Fonte: O Globo

---------------------------------------

Saiba mais sobre os incêndios:

Controlado incêndio na Reserva de Poço das Antas
Alerta máximo contra incêndios
Criminosos soltam balões em plena situação crítica de incêndios
Muitos focos de queimadas em Niterói. Responsáveis pelos incêndios serão investigados
LUTANDO CONTRA AS QUEIMADAS EM NITERÓI
ATENÇÃO: ALERTAMOS PARA O ELEVADO RISCO DE INCÊNDIOS NAS ENCOSTAS (Niterói)
Rio tem recorde de focos de queimada em 2014 devido à onda de calor
Queimadas: mitos e verdades
Crime ambiental: fiscalização aperta o cerco contra baloeiros
Fumaça de queimadas causa a morte de 339 mil pessoas/ano no mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.