sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

LUTANDO CONTRA AS QUEIMADAS EM NITERÓI


MUITA PREOCUPAÇÃO COM AS QUEIMADAS EM NITERÓI

Motivados por todos os prognósticos meteorológicos para este verão - que previam muitas chuvas - nos dedicamos ao longo de todo o ano passado (2013) a preparar a Defesa Civil de Niterói para ações preventivas e para a gestão de situações de emergência climática, em função de eventualidades de deslizamentos de encostas e inundações. O trabalho cuminou com a aprovação do Protocolo de Mobilização do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, aprovado em janeiro de 2014.

A Defesa Civil de Niterói empreendeu um grande esforço e mudou de uma realidade em grande precariedade de meios logísticos e tecnológicos para um cenário completamente diferente e muito melhor. Foram implantados: a primeira estação meteorológica da cidade, uma rede de pluviômetros, ums rede de sirenes de alerta, foram implantados 13 NUDEC's, desenvolvidos treinamentos, etc. Niterói hoje é uma das cidades mais preparadas para enfrentar emergências causadas pela chuva.

Ocorre que estamos vivendo um verão atípico e nos deparamos com a situação oposta: uma forte onda de calor e uma estiagem que já dura mais de 20 dias. O estado do Rio de Janeiro está sofrendo com um número recorde de queimadas. Estas condições climáticas aumentaram muito a vulnerabilidade aos incêndios em área de vegetação (queimadas), principalmente nas áreas de encostas. A situação atual é de extrema gravidade, conforme estamos alertando há algumas semanas.


Incêndio no Morro da Marinha, na Ponta D'Areia, Centro de Niterói. Foto Mariane Thamsten.

Hoje, equipes de combate a incêndio estão mobilizados para atender a diversas ocorrências, como o incêndio que vem consumindo a vegetação no Morro da Marinha, na Ponta d'Areia, Centro de Niterói, vide foto acima. O fogo atingiu também o Morro da Penha e o a encosta acima do Estaleiro Mauá. No combate a este incêndio foram mobilizados oito Bombeiros (BM) e 25 homens da Brigada de Incêndio do Estaleiro Mauá.

Além deste incêndio, existem hoje focos de incêndio em vegetação nos bairros do Sapê, Itaipu e Maria Paula. Ao longo da semana diversas queimadas foram registradas - algumas de grande porte, tendo consumido a vegetação de encostas inteiras. A maior concentração do problema ocorreu nas encostas da Região Norte da cidade (Fonseca e Barreto).

Reiteramos o pedido para que todos ajudem na prevenção dos incêndios, evitando acender fogueiras, acender velas, queimar lixo, queimar o mato e SOLTAR BALÕES. Lembramos que todas essas práticas são consideradas crimes ambientais e seus responsáveis podem ser até condenados à prisão.

Diante da situação crítica atual, decidimos antecipar o planejamento das ações de emergências que estavam sendo previstas para vigorar no próximo período de estiagem, ou seja, a partir de junho. A reunião noticiada abaixo definiu várias medidas urgentes que serão adotadas pala Prefeitura, pelo Corpo de Bombeiros, pelo INEA e pela Superintendência do Rio de Janeiro do Prevfogo - Centro Especializado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, do IBAMA.

Axel Grael


-----------------------------------------------------


Prefeitura lança estratégia de combate às queimadas

Alguns dos participantes da reunião. Da direita para a esquerda, Daniel Marques - secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Axel Grael - vice-prefeito de Niterói, Dionê Castro - do Gabinte da Vice-Prefeitura e do EGP-Nit, Maj. Walace Medeiros - subsecretário e chefe da Defesa Civil de Niterói, Flávio Viana - superintendente do RJ do PrevFogo (Ibama) e o Cel. Fábio Meirelles, comandante do Comando de Bombeiros de Área da Região Metropolitana (CBA-IX) - quartel dos Bombeiros de Charitas. O cel Fábio é especialista em incêndios florestais.


O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, coordenou na manhã desta sexta-feira (7/2) uma reunião com representantes da Secretaria Municipal do Meio-Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e do Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), ligado ao Ibama, para traçar estratégias de combate às queimadas na cidade.

Axel disse que o Estado do Rio de Janeiro vive uma situação atípica para o período, com muitos dias seguidos sem chuva, e há uma preocupação em Niterói. De acordo com ele, essa semana, houve uma incidência de queimadas, principalmente na zona norte nos bairros do Fonseca e Barreto.

"As queimadas geram danos ambientais e problemas de saúde pública. A grande incidência de fogo aumenta problemas respiratórios, ameaça casas, famílias e o trânsito já que a fumaça impede a visibilidade dos motoristas", disse.

O vice-prefeito disse que serão tomadas uma série de medidas de enfrentamento ao problema. Segundo ele, o foco não será apenas esse período mas também todo o ano.

Uma das iniciativas será a distribuição de um panfleto alertando à população sobre o perigo de se colocar fogo e propagá-lo, que a prática é ilegal e ameaça outras pessoas. Segundo Axel, os Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) instalados nas comunidades vão ajudar nesta comunicação.

Outras providências serão a capacitação dos agentes que integram o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal para atuarem em conjunto com o Corpo de Bombeiros, a aquisição de equipamentos, como abafadores e um mapeamento para diagnosticar com precisão as regiões da cidade onde há maior incidência de queimadas. Segundo o vice-prefeito, serão feitas perícias para identificar os autores das queimadas.

Fonte: Prefeitura de Niterói

----------------------------------------------

Saiba mais sobre queimadas e iniciativas de prevenção/controle em Niterói:

ATENÇÃO: ALERTAMOS PARA O ELEVADO RISCO DE INCÊNDIOS NAS ENCOSTAS (Niterói)
Rio tem recorde de focos de queimada em 2014 devido à onda de calor
Queimadas: mitos e verdades
Incëndio controlado no Parque Estadual da Serra da Tiririca
Brasil deve esquentar pelo menos 3°C até 2100
Crime ambiental: fiscalização aperta o cerco contra baloeiros
Guarda-parques empossados fazem treinamento para atuar em UC estaduais
Cada árvore da Mata Atlântica chega a retirar 163 kg de CO2 da atmosfera
Desmatamento da Amazônia emite mais do que o dobro de CO2 dos carros
Exposição excessiva à poluição do ar aumenta em 34% o risco um AVC, diz estudo
Fumaça de queimadas causa a morte de 339 mil pessoas/ano no mundo
Como o Brasil, toda a América Latina passa por sérios problemas climáticos
Região Serrana do RJ: lições aprendidas e lições não aprendidas
Promessas voláteis, memória curta, dramas recorrentes
NASA: Fogo na Amazônia (2010) gerou mais CO2 para a atmosfera que as emissões anuais da India
Combate aos incêndios florestais no RJ não funciona. Constatei isso hoje!!! (2011)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.