sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Nova sede da UMEI de Santa Rosa é inaugurada




A Prefeitura de Niterói inaugurou na manhã da quinta-feira (13/2) a nova sede da UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes, em Santa Rosa, na zona sul da cidade.

Foi a sexta UMEI inaugurada desde o ano passado. A obra estava parada há cerca de quatro anos. A creche vinha funcionando provisoriamente na escola municipal Padre Leonel Franca.

A UMEI de Santa Rosa integra o programa Mais Infância, uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e o governo federal, que visa a ampliação e a qualificação da educação infantil na cidade. Pelo programa, 20 novas unidades serão inauguradas até o fim de 2016.

O prefeito da cidade afirmou que a inauguração de mais uma creche reforça o compromisso do atual governo com aqueles que mais precisam.

"Em um ano, inauguramos seis UMEIs. É mais do que nos últimos dez anos. O programa Mais Infância é a expressão da cidade generosa que queremos. Niterói será a primeira cidade da região metropolitana do Rio a não ter nenhuma criança na educação infantil fora da escola. Quem tem escola de educação infantil de qualidade terá melhores condições de desenvolver o ensino fundamental e médio. Vamos construir um novo futuro para Niterói", disse.




A UMEI Bezerra de Menezes conta com 165 crianças matriculadas, de três a cinco anos. O investimento na obra foi de R$ 1,5 milhão na reforma e ampliação. A escola funciona em um prédio de dois andares, totalmente climatizado e projetado de acordo com as normas de segurança e também de acessibilidade. São oito salas de aula, três pátios, refeitório, dois almoxarifados, parquinho, sala de professores, cozinha, além de sala multi-meios.

O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, afirmou que se não fosse as parcerias mantidas pela Prefeitura com o governo federal, o programa Mais Infância não seria implementado na cidade. Destacou também as parcerias entre os órgãos do governo.

"O programa de ampliação e qualificação do ensino público de educação infantil é um compromisso sério do governo. A educação infantil é uma etapa fundamental da educação humana", disse.

Segundo Waldeck, outras quatro UMEIs serão inauguradas ainda este ano nos bairros do Jacaré, Maceió, Centro e Maruí Grande. No ano passado, foram entregues creches no Fonseca (Vila Ipiranga e Magnólia Brasil), Itaipu, Sapê e Caramujo.

O presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes, afirmou que, além do dispositivo legal de oferecer educação, as UMEIs espalham cidadania pela cidade.

"O que estamos fazendo é isso, espalhar cidadania pela cidade, criar oportunidades, oportunidades para as mães que podem deixar seus filhos em escolas que oferecem toda segurança, alimentação balanceada, e ganham o direito de trabalhar e obterem recursos para terem uma vida digna", disse.

A UMEI Santa Rosa homenageia uma das figuras mais ilustres de Niterói. Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes nasceu na cidade em 1915, formou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, atual Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi o primeiro ministro-presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho). e diretor da Faculdade de Direito da UFF.

Seis dos 15 filhos de Geraldo participaram da inauguração da creche. Ângela Bezerra de Menezes agradeceu a homenagem ao pai.

"Nós agradecemos de coração pelo respeito à memória de nosso pai, pelo sorriso de alegria destas crianças e de seus familiares. Meu pai era ventrículo, palhaço, professor de pingue-pongue, de bola de gude. Era muito dedicado à educação infantil e a educação de modo geral. Deixamos nosso fraternal afeto por essa homenagem", disse.

Fonte: Prefeitura de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.