quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Pedra de Itapuca em Niterói passa por limpeza após ato de vandalismo


Funcionários da Clin retiraram a tinta com muita esfregação . Foto: Evelen Gouvêa


Paula Valviesse

O crime contra o monumento na Praia das Flechas no bairro de Ingá aconteceu na noite de segunda-feira quando pichadores fizeram inscrições com tinta spray vermelha na pedra

A Pedra de Itapuca, localizada entre as praias das Flexas, no Ingá, e de Icaraí, na orla de Icaraí, em Niterói, foi alvo de vandalismo praticado por pichadores, que rabiscaram a pedra com tinta spray vermelha na noite de segunda-feira, 24. De acordo com a Lei 9.605, de 1998, em seu artigo 65, pichar monumentos ou bens tombados em virtude do valor artístico, histórico ou arqueológico é crime, com pena variável de 6 meses a um ano de prisão e aplicação de multa. Contudo, os atos são constantes.

Tombada como patrimônio desde 1985 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), a formação rochosa, destacada como uma das referências da paisagem do município, recebeu ontem o serviço de remoção e limpeza das pichações, realizado pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin). Foram utilizados produtos específicos, aplicados com esponjas, brochas e muita esfregação para retirada da tinta.

Segundo a Clin, somente neste início de ano a Pedra de Itapuca foi pichada duas vezes. De acordo com a companhia, assim que uma pichação é constatada, uma equipe de três funcionários é deslocada para realizar a limpeza, em um trabalho que leva algumas horas para ser concluído.

Conforme plano para melhorar o monitoramento das áreas ambientais do município, o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Daniel Marques, informou que o monumento será contemplado pelo Projeto Niterói Mais Verde e, assim, se tornará parte do mosaico de unidade de conservação de proteção integral.

O secretário ainda ressaltou que, além de selecionar, criar e recategorizar áreas de proteção e unidades de conservação, o decreto que cria o Programa proporcionará a melhoria da estrutura, dos aparelhos e da tecnologia a serem utilizados nesse monitoramento.

Fonte: O Fluminense


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.