terça-feira, 29 de abril de 2014

Balão cai em área residencial e provoca destruição em São Gonçalo


Casas foram atingidas durante a madrugada. Foto: Julio Silva

Vidros foram destruídos pelos fogos do balão. Foto: Júlio Silva

Casas na Rua Vanda de Souza Ramos no bairro Rocha, em São Gonçalo, foram atingidas por artefatos explosivos que estavam na cangalha de um balão, que caiu no local durante a madrugada. Veículo foi destruído. Foto: Júlio Silva


Anderson Justino

Moradores da Rua Vanda de Souza Ramos, no Rocha, passaram por grande susto durante a madrugada. Veículo foi destruído e casas tiveram vidros quebrados

Moradores da Rua Vanda de Souza Ramos, no bairro Rocha, em São Gonçalo passaram por uma noite bastante conturbada na madrugada desta terça-feira. A queda de um balão naquela região provocou explosões e destruições em casas e carros da localidade. A cena vista no local, era de um verdadeiro cenário de guerra. Apesar de toda a destruição, não houve registro de feridos com grande gravidade, apenas algumas pessoas sofreram arranhões, devido aos estilhaços dos vidros. O incêndio provocado pelos artefatos explosivos foi controlado por populares que usaram extintores e mangueiras para apagar as chamas.

Segundo as pessoas que presenciaram o fato, a queda do balão ocorreu por volta das 00h40 desta terça-feira. A movimentação na rua era pequena e apenas alguns adolescentes estavam do lado de fora de suas casas. A parte onde estavam os artefatos explosivos, conhecida popularmente como “cangalha”, caiu em cima de um veículo de passeio que chegou a ser arremessado cerca de cinco metros de onde estava estacionado. Com a explosão dos artefatos, diversas casas daquela rua tiveram suas janelas de vidro estouradas. Muros de algumas residências ficaram destruídos e vieram abaixo, causando assim uma explosão ainda maior.

“A explosão foi enorme, eu estava dentro de casa com meu pai. Tive muito medo de que acontecesse uma tragédia ainda maior. Graças a Deus minha filha não estava com meu netinho dentro de casa, pois tenho certeza que ele iria se machucar e não saberia o que fazer”, desabafou o pintor industrial, Silas Barbosa, de 45 anos e teve ferimentos leves na perna.

Já o técnico em segurança eletrônica Marcos Fernando, proprietário de um veículo atingindo na explosão, contou que a solidariedade das pessoas foi o que mais lhe chamou a atenção.

“Não sei nem o que falar, foi muito assustador. Quando vi que o carro do meu vizinho ia pegar fogo, rapidamente peguei o extintor e tentei controlar as chamas. Outras pessoas também vieram ajudar. O carro estava estacionado neste local e após a explosão foi parar ali, não sei explicar como isto aconteceu, é muito triste ter que ver esta cena”, contou.

Ainda de acordo com alguns moradores, após a queda do balão, homens armados foram flagrados no local com o objetivo de recolher os restos de artefatos que ficaram espalhados.

Policiais do 7º BPM (São Gonçalo) estiveram no local do acidente, mas não confirmaram as informações sobre a presença de homens armados. Segundo eles, a área ao redor é considerada de risco devido pontos de tráfico de drogas espalhados pela região. O caso foi registrado na 72ª DP (Mutuá) onde está sendo tratado e será investigado como crime ambiental.

De acordo com o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (9605/98), Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano é considerado como crime ambiental. A pena prevista para quem for detido praticando este ato pode ser de um a três anos ou multa.
Fonte: O Fluminense

------------------------------------------------

Leia também:
Fiscalização no combate aos balões e vários foram apreendidos
Comando de Polícia Ambiental interdita fábrica de balões em Maricá
INEA FARÁ CAMPANHA DE FISCALIZAÇÃO CONTRA BALÕES
Criminosos soltam balões em plena situação crítica de incêndios
Muitos focos de queimadas em Niterói. Responsáveis pelos incêndios serão investigados
Crime ambiental: fiscalização aperta o cerco contra baloeiros
Crime ambiental: hoje de manhã, 20 balões sobre Niterói
Incêndio criminoso na Serra da Tiririca, em Itaipuaçu
Rio tem recorde de focos de queimada em 2014 devido à onda de calor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.