quarta-feira, 2 de abril de 2014

Câmara dos Deputados discutirá poluição atmosférica nas grandes cidades



Poluição do ar sobre a Barra da Tijuca.


Segundo estudo, em 2011, 17.443 pessoas morreram no estado de São Paulo em decorrência de doenças influenciadas pela inalação de ar poluído - como as cardiovasculares, pulmonares e o câncer de pulmãoA Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados promove audiência pública, na quinta-feira (3), para discutir a poluição atmosférica nas grandes cidades. O evento foi solicitado pelo deputado Adrian (PMDB-RJ).

O parlamentar cita estudo divulgado pela revista Época sobre poluição atmosférica, com conclusões bastante preocupantes. Diz o estudo que, em 2011, 17.443 pessoas morreram no estado de São Paulo em decorrência de doenças influenciadas pela inalação de ar poluído - como as cardiovasculares, pulmonares e o câncer de pulmão.

Esse número é mais que o dobro do de pessoas mortas em acidentes de trânsito (7.867), quase cinco vezes maior do que o de mortes provocadas por câncer de mama (3.620) e quase 6,5 vezes superior ao de mortes em decorrência da aids (2.922).

Mortes

As informações fazem parte da pesquisa "Mobilidade Urbana e Poluição do Ar: A Visão da Saúde", realizada pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade em parceira com a Câmara Municipal de São Paulo, com levantamento inédito, relacionando índices de poluição das cidades paulistas com registros de mortes.

A pesquisa mostra que, de 2006 a 2011, a inalação da poeira fina presente no ar contribuiu para a morte de 99.084 pessoas. Além dos milhares de mortes, a inalação do ar poluído também trouxe impactos negativos na qualidade de vida da população. O estudo mostra que respirar ar poluído de São Paulo tem tirado cerca de 1,5 anos de vida dos paulistas.

Apesar de o problema estar presente em todo o Estado, as maiores concentrações de poluentes ainda estão nas grandes regiões metropolitanas. Segundo o levantamento, as seis cidades mais poluídas de São Paulo em 2011, em ordem decrescente, foram Cubatão, Osasco, Araçatuba, Paulínia, São Bernardo e Santos. A capital paulista foi classificada em 12º lugar no ranking.

Nesses municípios, os níveis de poeira fina e muito fina estão acima dos considerados seguros para a saúde humana pela OMS (Organização Mundial da Saúde). "Temos suficientes razões para crer que um quadro semelhante se repita em diversas outras regiões metropolitanas do País, motivo pelo qual a situação deve merecer atenção da Câmara dos Deputados e, especialmente, desta Comissão de Desenvolvimento Urbano", afirma o parlamentar.

Convidados

Foram convidados para discutir o tema com os deputados da comissão:

- a pesquisadora do Instituto Saúde e Sustentabilidade Evangelina Vormittag, responsável pelo estudo "Mobilidade Urbana e Poluição do Ar: A Visão da Saúde";

- o pesquisador do Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Saldiva;

- um representante do Ministério do Meio Ambiente responsável pela Gerência de Qualidade do Ar;

- um representante do Ministério da Saúde responsável pela área do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador;

- um representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama);

- um representante do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam); e

- o secretário nacional de Acessibilidade e de Programas Urbano do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski.

A audiência ocorrerá no plenário 8, a partir das 10 horas.

(Agência Câmara)
 
Fonte: Jornal da Ciência


--------------------------------------------------

Leia também:

Niterói:
Reunião com ambientalistas sobre a queima irregular de lixo na cidade
Blog do AXEL GRAEL: Muitos focos de queimadas em Niterói ...

Poluição do ar:
OMS: 7 milhões de pessoas morreram em 2012 por doenças causadas pela poluição do ar
Poluição do ar provoca aumento de chuvas fortes em áreas urbanizadas
Estudo da OMS considera elevados os níveis de poluição do ar do Rio de Janeiro e São Paulo
Grávidas expostas à poluição têm bebês com menor peso, diz estudo
Cetesb começa a adotar padrão da OMS para a qualidade do ar ainda este ano

Ilhas de calor:
Blog do AXEL GRAEL: O efeito das ilhas de calor urbano
Blog do AXEL GRAEL: Calor, frescor e os ventos
‘Ilhas de calor’ na capital paulista causam temporais mais fortes do que no resto do estado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.