domingo, 11 de maio de 2014

Investimento em tecnologia de ponta na produção de petróleo


De acordo com Raimundo Damasceno, Núcleo ajudará ainda na geração de empregos e dinamização da economia. Foto: Marcelo Feitosa


Chailon Conceição

Núcleo da Universidade Federal Fluminense, um dos mais avançados do mundo, se prepara para desenvolver pesquisas nas áreas de petróleo, biocombustíveis e meio ambiente

Inaugurado em março, o Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água (Nab) da Universidade Federal Fluminense (UFF), construído no campus da Praia Vermelha, se prepara agora para receber nos próximos meses estudantes, professores e pesquisadores do Brasil e do exterior para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de produção de petróleo, biocombustíveis e meio ambiente.

Com financiamento da Petrobras, o núcleo conta com equipamento de ponta e é um dos mais avançados do mundo, com aparelhos que simulam a pressão em águas profundas. O objetivo é que as pesquisas mantenham a estatal na dianteira em exploração de petróleo abaixo da camada do pré-sal.

De acordo com o coordenador do Núcleo, professor Raimundo Damasceno, uma das linhas de trabalho se concentrará em pesquisar e desenvolver produtos que mitiguem os problemas relacionados à incrustação, corrosão e presença de gás sulfídrico durante a produção de petróleo em campos com camada pré-sal.

“Na exploração de petróleo a água que vem associada ao petróleo, que hoje em dia representa quase a metade da própria substância, pode causar grandes problemas durante a produção, tais como entupimento da tubulação do petróleo, encarecendo ou até inviabilizando a produção. Desse modo, o Núcleo servirá à atuação no prognóstico, prevenção e tratamento de incrustação química (formação de sais pouco solúveis nas tubulações). Por isso, o projeto é estratégico para o Brasil e contribuirá para que o País se torne, cada vez mais, produtor de um valioso insumo energético”, ressalta.

O Núcleo ajudará ainda na geração de empregos e na dinamização da economia e independência energética do país. Para viabilizar os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, a UFF ampliará a oferta de emprego e bolsas acadêmicas de iniciação científica, mestrado, doutorado e até pós-doutorado. De acordo com gerente de tecnologia e inovação do NAB, Antônio Romanazzi, no local serão desenvolvidas ferramentas tecnológicas próprias que não são comercializadas no mercado.

“A dificuldade de extração do petróleo em águas profundas depende da profundidade de onde ele se encontra. A ideia é que a gente consiga prever através das pesquisas cada um desses empecilhos e para isso são necessários equipamentos próprios que viabilizem a pesquisa”, explica Antônio.

Tecnologia avançada e arquitetura arrojada são os principais atributos da infraestrutura de um prédio que comporta 11 laboratórios, uma oficina/laboratório de mecatrônica, almoxarifado de reagentes químicos, salão multiuso, além da rede dados e voz de alta velocidade. O projeto faz parte da política de expansão e estruturação da universidade, bem como da ampliação da oferta de vagas e criação de novos cursos.
Fonte: O Fluminense



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.