domingo, 22 de junho de 2014

Turismo em Niterói supera as expectativas durante a Copa


O Parque da Cidade, em São Francisco, é um dos pontos preferidos dos turistas estrangeiros que visitam Niterói durante a Copa. Foto: Julio Silva

Corajoso, Gabriel Pazos saltou de parapente, com a bandeira da Espanha. Foto: Julio Silva


Beatriz Cruz e Milena Bouças

Hotéis operam em capacidade máxima e volume de saltos no Parque da Cidade cresceu de 30% a 40%, sendo os turistas estrangeiros os que mais procuram pelo serviço

A procura de turistas por Niterói superou as expectativas da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur). Segundo o presidente da entidade, Paulo Freitas, os hotéis da cidade estão operando em capacidade máxima e muitos estão até com fila de espera. No Parque da Cidade, em São Francisco, o volume de saltos cresceu de 30% a 40%, sendo os turistas estrangeiros os que mais procuram pelo serviço.

“Podemos ver os turistas, especialmente os estrangeiros, por toda a cidade. Os hotéis estão lotados, alguns com overbooking inclusive. Os bares e restaurantes também têm atendido muitos turistas, especialmente durante os jogos. O movimento superou muito as expectativas”, comemora Freitas.

Segundo ele, a procura nos Centros de Apoio ao Turista (CATs) é muito grande, mostrando que o nome de Niterói está sendo divulgado entre os visitantes.

“É um legado que vai ficar para a cidade, após os Jogos. A procura é tanta que temos que reabastecer os CATs todos os dias com panfletos e material de divulgação de Niterói”, revela Freitas.

O Parque da Cidade é um dos lugares que entrou para o roteiro dos turistas que estão na cidade para aproveitar a Copa do Mundo. Além da vista panorâmica das praias de Niterói e do Rio de Janeiro, os amantes de esportes radicais procuram a rampa de 270 metros de altura para praticar vôo livre.

Pela primeira vez no Brasil, o espanhol Gabriel Pazos, de 30 anos, mostrou que não falta coragem.

“Da janela da casa dos meus amigos, em São Francisco, dá para ver as pessoas saltando. Daqui de cima, a vista é realmente espetacular. Estou apaixonado com tudo o que estou vendo”, disse o espanhol, que vestiu o casaco vermelho da seleção espanhola, enrolou-se na bandeira de seu país, e saltou.

A russa Elena Suchkova, de 32 anos, também pela primeira vez no Rio de Janeiro, não teve a mesma coragem do espanhol. Apesar de ser filha de uma praticante do vôo livre, que chegou à marca de dez saltos de paraquedas, não foi dessa vez que Elena seguiu os passos da mãe.

“Diante de tantos programas para fazer nesta cidade tão bonita, não vai dar tempo. Terá que ficar para uma próxima vez. Ainda marcamos de almoçar no mercado de peixe [São Pedro]”, justificou. Ao lado do namorado Fábio Ogata, de 30 anos, do interior de São Paulo, ela aproveitou o passeio para os selfies românticos. Ao se despedir, fez questão de dizer que torce pela Rússia nos jogos do Mundial, mas que no seu coração também há lugar para o Brasil.

Outros que foram apreciar a vista, foram os amigos colombianos Catherine Piraneque, de 24 anos, e Oscar Martins, de 25. Eles assistiram ao jogo entre Colômbia e Grécia, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, e depois vieram passar uns dias no Rio de Janeiro. O passeio no Parque da Cidade foi indicação de amigos.

“Só queremos descansar e contemplar as belezas do Rio e de Niterói”, contam.

Presidente do Clube Oceânico de vôo livre, Fábio Laurentino, de 36 anos, afirma que o volume de saltos cresceu de 30% a 40% que desde o início dos jogos, sendo muito procurado por estrangeiros.

“Nesta última semana, chegamos a fazer 66 vôos em um dia, incluindo até os noturnos na programação. Poderia estar até melhor se tivéssemos um transporte para trazer o turista aqui em cima e profissionais bilíngues à disposição. Estamos fazendo o melhor para que os turistas tenham um ótimo atendimento e divulguem pelo mundo essa experiência bacana com o vôo livre no Parque da Cidade”, declarou.

A Fortaleza de Santa Cruz, considerada uma das sete maravilhas de Niterói, também é muito procurada pelos estrangeiros. O advogado, Shaun Clark, da Califórnia, Estados Unidos, que estava acompanhado com sua esposa, Alicia Clark, comentou que está aproveitando a cidade e visitando vários pontos turísticos.

“Estou amando a cidade. Antes de chegar aqui, eu ouvia nos noticiários que aqui só tinha manifestações, mas até agora não presenciei nenhuma. A cidade é encantadora, esse lugar aqui [Fortaleza de Santa Cruz] é lindo. Vou ficar na cidade 19 dias e espero sair daqui, com os Estados Unidos campeão”, brincou.

Do mesmo modo, Adrian Torres, de Cancún, no México ressaltou as belezas de Niterói.

“As pessoas aqui são muito agradáveis, o clima muito bom, a cidade muito bonita. Só tenho coisas boas a falar”, ressaltou.

Fonte: O Fluminense



-----------------------------------------------------

SAIBA MAIS SOBRE A PREPARAÇÃO DE NITERÓI PARA RECEBER OS TURISTAS DA COPA:
Niterói ganha sotaque latino durante a Copa
Passeio de van ajuda visitantes a conhecerem melhor as atrações
CATs dão apoio aos turistas na cidade em visita aos cartões postais
Niterói em diferentes idiomas
MUSEUS DE NITERÓI: entrada gratuita para os ciclistas
NOVO MOBILIÁRIO URBANO DE NITERÓI: Prefeitura inicia instalação de novos abrigos de pontos de ônibus da Alameda
Copa do Mundo: apoio ao turista em vários pontos da cidade
Lançado Sistema Integrado de Museus de Niterói
UFF pesquisa impacto da Copa do Mundo na cidade de Niterói
Em Niterói, ministro destaca importância da Copa para desenvolver a gestão do futebol
Simpósio "Niterói Pensando o Futebol": Perspectivas do Mundial no Brasil e discussões sobre temas
Niterói se prepara para receber turistas que virão acompanhar a Copa
Prefeitura de Niterói firma com Ministério do Turismo e Sebrae importantes parcerias na área do turismo


LEIA TAMBÉM:
Mapa da Cultura do RJ ganha versão em inglês, aplicativos e guia impresso
CAMPANHA ORIENTA TURISMO SUSTENTÁVEL NA COPA 2014
É NO BRASIL!!! ARENA PERNAMBUCO RECEBE CERTIFICAÇÃO LEED PRATA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Maracanã recebe selo prata de sustentabilidade
CIDADES COMO MARCAS MUNDIAIS: Rio de Janeiro é a sétima cidade em ranking publicado pelo jornal The Guardian
Rio deve faturar R$ 1 Bilhão com a Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.