domingo, 6 de julho de 2014

"Destinos: NITERÓI", matéria publicada na revista de bordo da Avianca








 
Por Liane Banca
Fotos C. Koga | Secretaria de Cultura de Niterói

Conhecida por ter a melhor vista da cidade do Rio de Janeiro, Niterói tem muito mais do que isso a oferecer. A grande cidade, com ares de província, é carinhosamente chamada pelos niteroienses de “cidade sorriso”. Quem a visita descobre o porquê desse apelido.

No passado, a cidade, cuja grafia era Nictheroy, foi a capital da província do Rio de Janeiro de 1834 até a fusão, em 1975, do Estado do Rio de Janeiro com o Estado da Guanabara. Nessa época, a capital estadual foi transferida para a cidade do Rio de Janeiro. A terra de Araribóia, chefe da tribo indígena que habitava o local nos séculos passados, é repleta de atrativos para encantar o visitante, desde as antigas construções, que hoje abrigam fortes e museus, passando pelas belezas naturais de seus parques e praias, até as maravilhas da arquitetura moderna.

Vindo do Rio de Janeiro, é possível chegar na cidade por três lados, entre os quais as duas estações hidroviárias, com o transporte pela barca, uma localizada no centro da cidade e outra no bairro de Charitas, além da famosa Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio-Niterói. Inaugurada em 1974, a ponte é uma obra de referência no mundo da engenharia e está entre as maiores do mundo. Além de sua beleza, impressiona pelos 13 quilômetros de extensão, um vão central com 72 metros de altura e 150 mil veículos transitando diariamente.

A cidade é a segunda no mundo com maior número de construções do arquiteto Oscar Niemeyer e, por isso, ganhou em sua orla uma parte batizada de Caminho Niemeyer. Começando pelo conjunto arquitetônico no centro da cidade, o caminho abriga sete monumentos: o Teatro Popular, o Museu Oscar Niemeyer, o Memorial Roberto Silveira/ Centro da Memória da História e da Literatura Fluminense, o Centro de Atendimento ao Turista, a Praça JK, o Centro Petrobrás de Cinema e o Museu de Arte Contemporânea (MAC), ícone da cidade com projeção internacional. Futuramente, o caminho possuirá mais três construções, que foram deixadas em projeto pelo arquiteto.

Inaugurado em 1996, o MAC foi construído para receber a Coleção João Sattamini, um dos mais importantes conjuntos de obras representando a produção artística contemporânea brasileira, de 1950 até os dias de hoje. A arquitetura revolucionária foi inspirada pela magnífica vista da paisagem da orla da Boa Viagem, como uma escultura futurista que se oferece com beleza para todos, tornando-se, assim, um dos principais cartões-postais do município.

Saindo do MAC, é possível visitar os demais museus com uma caminhada nos pequenos bairros vizinhos. Bem próximo dali encontra-se o Museu do Ingá, pertencente à Secretaria de Estado de Cultura e abrigado no Palácio Nilo Peçanha, que data de 1860 e foi sede do governo do antigo Estado do Rio. O Museu de História e Artes do Rio de Janeiro, ou Museu do Ingá, possui um acervo de mais de quatro mil peças, incluindo obras que pertenceram ao antigo palácio do governo, como mobiliário, porcelana, cristais, documentos, fotografias, pinturas e retratos a óleo dos chefes do executivo fluminense. O palácio em estilo neoclássico possui em seu acervo diversas coleções, como a Coleção BANERJ, a Coleção de Arte Popular, oriunda do Museu de Artes e Tradições Populares, e a Coleção do arquiteto e escultor Haroldo Barroso.

A menos de 300 metros dali, em meio a um amplo jardim, o Solar do Jambeiro é um espaço cultural composto por salas para música, teatro e workshops, além de abrigar exposições de artes plásticas. Um pouco mais à frente, em outro casarão no mesmo estilo, você encontrará o restaurante Jambeiro. Perfeito para almoçar ou jantar no clima deste encontro entre as artes. O restaurante funciona todos os dias e, às quintas-feiras, a partir das 20h, tem apresentação de piano.

Situado no bairro da Boa Viagem, em dois sobrados do século XIX, com fachadas tipicamente neoclássicas, o Museu Janete Costa de Arte Popular tem como objetivo divulgar a cultura popular brasileira. A reforma dos imóveis e a restauração da fachada tombada ficaram a cargo do arquiteto Mario Costa Santos, filho da pernambucana Janete Costa, uma das maiores pesquisadoras e especialistas em arte popular brasileira, que viveu parte de sua vida em Niterói e que empresta seu nome ao museu.

 


Fortes

Construídos para a proteção da baía de Guanabara, cinco fortes emolduram a cidade, sendo que três deles estão abertos à visitação de terça a domingo, das 9h30 às 17h. A Fortaleza de Santa Cruz da Barra é um dos mais visitados. Assim como todos, conta com guias que dão verdadeiras aulas de história sobre a cidade e o país. Canhões apontados para o mar, uma capela de Santa Bárbara com escultura barroca em madeira maciça, mastro de Pau Brasil e celas compõem a história do local, indicando que ali foi um lugar de muitas batalhas e conquistas.

Os fortes São Luís e Pico também não podem deixar de serem visitados. O Forte Barão do Rio Branco foi construído para proteger a retaguarda da Fortaleza de Santa Cruz da Barra e nele é o ponto de partida para a visitação do Forte São Luís e Pico. Estes dois fortes formam um conjunto arquitetônico do século XVIII, que reúne fascinantes paisagens e ruínas. Por esse motivo, foi apelidado de Machu Picchu brasileira. Localizado a 180 metros acima do nível do mar, possibilita uma vista única da baía e conta com equipamento turístico para observação, uma linda praça em homenagem ao poeta português Fernando Pessoa e também um museu com elementos utilizados pela Força Expedicionária.




Belezas naturais

Niterói abriga verdadeiras maravilhas da natureza, bem como agradáveis opções de lazer. Os parques da Cidade e Campo de São Bento estão abertos todos os dias e recebem visitantes até as 17h. Pontuado pelo Guia Verde Michelin com 3 estrelas, o Parque da Cidade é um dos três pontos turísticos mais visitados de Niterói. Inaugurado em 1976, o Parque fica numa Área de Preservação Ambiental (APA), localizada no alto do morro da Viração, numa altitude de 270 metros.

No local, existe uma fonte natural e um mirante, do qual se pode ter uma visão panorâmica das Lagoas de Piratininga e Itaipu, das praias de Piratininga, Itaipu e Camboinhas, dos bairros de São Francisco, Jurujuba, Charitas e Icaraí, entre outros, da Baía de Guanabara, em toda a sua extensão, e do mar aberto, até onde a vista consegue alcançar. De lá, se avista também a cidade do Rio de Janeiro com alguns de seus bairros e a Ponte Rio-Niterói. O parque é muito frequentado pelos praticantes de voo livre e tem o serviço de instrutores. Nos finais de semana e feriados, vale subir na hora da abertura, pois a Cafeteria Café Minas oferece um brunch com diversificado buffet de café da manhã, com toda vista que o parque oferece, até as 13h, sendo valor único de R$ 32,90 por pessoa.

O Parque Prefeito Ferraz, nome oficial do Campo de São Bento, é o pulmão da Zona Sul. Oferece parquinhos para crianças, ciclovia, pista de patins e skate, lagos e chafariz. Por se encontrar bem no meio do bairro de Icaraí, é de fácil acesso e tem todos os tipos de serviços ao seu redor. Funciona todos os dias, das 7h às 18h, e a entrada principal fica na Avenida Roberto Silveira.

Lindas praias fazem o contorno da cidade com a baía e o mar. São oito praias de mar abrigado que compõem a orla da Zona Sul, isto é, fazem parte da Baía de Guanabara. São elas, Gragoatá, Boa Viagem, Flexas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão e Eva. Das praias de Icaraí ou Flexas, acompanhadas de grandes edifícios e o encanto das pedras do Índio e de Itapuca, protegidas por arrecifes, às isoladas praias de Adão e Eva, em Jurujuba, há muito que se admirar e curtir. É passeando por elas que você verá a paisagem do Rio de Janeiro por diversos ângulos, sendo possível admirar o Cristo Redentor e o morro Pão de Açúcar. Já na Região Oceânica ficam as praias Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.

A praia de Itacoatiara é local de encontro de jovens e de surfistas de todo o país, com campeonatos nacionais e internacionais de surfe e bodyboard. Além da prática do surfe, a praia oferece atrativo para quem gosta de fazer trilhas e escaladas. Nela encontramos o ponto mais alto de Niterói, o Alto Mourão, um dos picos da Pedra do Elefante, sendo 412 metros acima do nível do mar. O visitante encontrará trilha, porém é melhor procurar um guia para acompanhar a subida, que leva em torno de quatro horas. A vista faz o esforço valer à pena. Quem está em viagem com a família, uma praia interessante para aproveitar um dia de sol é a de Camboinhas. Nela há quiosques com serviços de comida e bebida, servidos nas mesas instaladas na areia. O mar é mais calmo para curtir o dia com as crianças. O ponto alto deste passeio é esperar para ver o colorido céu do pôr do sol atrás da Pedra Gávea, onde é possível observar toda a orla da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

- - - – - - - - – - - - - – - - - - – - - - - – - - - - – - - - - – - - - -

Onde ficar


H Niterói Hotel

Na esquina da orla, no bairro do Ingá, a 50 metros da praia de Icaraí, o hotel tem fácil acesso para quem vem dos aeroportos do Rio de Janeiro, levando em torno de 40 minutos do Santos Dumont. O H possui confortáveis e luxuosas acomodações, de frente para o mar, sendo possível admirar toda orla de Niterói e grande parte da Zona Sul do Rio de Janeiro. Piscina com borda infinita, sauna, academia, restaurante e bares, no lobby e no terraço, estão entre os serviços oferecidos.

Rua Dr. Paulo Alvez, 14 – Ingá
www.hniteroi.com.br


Hotel Mercure Niterói Orizzonte

O hotel está localizado em uma região privilegiada de Niterói, no Bairro do Gragoatá, e de frente para Baía de Guanabara, com vista privilegiada para a ponte Rio-Niterói, com fácil acesso à praia de Icaraí, ao centro da cidade e aos principais bares e restaurantes da cidade.

Rua Engenheiro Velasco, 321 – Gragoatá
www.mercure.com

- - - – - - - - – - - - - – - - - - – - - - - – - - - - – - - - - – - - - - –

Onde comer

Para começar o dia em grande estilo, que tal um apetitoso buffet de café da manhã com vista para o mar? Assim é o Bistrô Mac. Localizado no subsolo do Museu de Arte Contemporânea, o espaço tem vidros nas laterais e possibilita um novo ângulo de paisagem voltada para as águas. Possui cafeteria, lounge e restaurante. No cardápio, cafés, pães, doces, sanduíches, kits de café da manhã e chá da tarde, sucos, tapiocas e doces caseiros. Aos sábados e domingos, é servido o buffet de café da manhã.

Mirante da Boa Viagem, s/n, Boa Viagem
Tel: (21) 2629-1416



No polo gastronômico de São Francisco você encontrará opções de culinária japonesa, alemã, americana (steaks e burgers), entre outros. Um que vale a pena conferir é o restaurante Família Paludo. A casa trabalha com carnes e frutos do mar na parrilla, no estilo uruguaio, e alguns dos acompanhamentos também são feitos na brasa. Ambiente moderno e aconchegante, com uma boa carta de vinhos e de cervejas especiais.

Av. Quintino Bocaiúva, 261
Tel: (21) 2715-3205



Outro polo gastronômico bom para conhecer é o Jardim Icaraí. Ali o movimento vai pela madrugada nos finais de semana e você encontrará bares para todos os gostos, além de uma boate, um pub australiano e o bar Predileto, que aos domingos oferece buffet de feijoada acompanhado de roda de samba. Mais frequentado por jovens, é um ótimo lugar para encerrar o dia em “Nikity City”, mais um dos apelidos carinhosos da cidade.

Rua Mariz e Barros, 396 – Jardim Icaraí
Tel: (21) 2714-6500



Mais uma obra de Niemeyer na cidade, o restaurante Olimpo fica na estação das barcas, no bairro de Charitas. Só a arquitetura do local já o torna mais que atraente e, aliado ao ambiente requintado e à boa gastronomia internacional, o eleva a mais que um restaurante, sendo um ponto de visitação indispensável.

Av. Quintino Bocaiúva, s/n
Tel.: 2711-0554



Na Região Oceânica, uma ótima opção para o pós-praia é a cervejaria artesanal Noi. A casa oferece serviço de buffet com variedades de saladas, pratos quentes e carnes, além das cervejas fabricadas no local. O visitante pode conhecer o processo de elaboração das cervejas e provar o menu degustação, que custa R$ 28,00 e vem sete tulipinhas, uma de cada especialidade da casa, inclusive a Nera, uma cerveja do estilo dunkel e que foi premiada no concurso mundial de cervejas artesanais, realizado este ano no Rio de Janeiro.

Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1964 – Itaipu
Tel: (21) 2709-3939





--------------------------------------------------


SAIBA MAIS SOBRE A PREPARAÇÃO DE NITERÓI PARA RECEBER OS TURISTAS DA COPA:
Número de turistas supera projeção feita sobre a Copa do Mundo
Torcida francesa ‘invade’ Niterói
Turismo em Niterói supera as expectativas durante a Copa
Niterói ganha sotaque latino durante a Copa
Passeio de van ajuda visitantes a conhecerem melhor as atrações
CATs dão apoio aos turistas na cidade em visita aos cartões postais
Niterói em diferentes idiomas
MUSEUS DE NITERÓI: entrada gratuita para os ciclistas
NOVO MOBILIÁRIO URBANO DE NITERÓI: Prefeitura inicia instalação de novos abrigos de pontos de ônibus da Alameda
Copa do Mundo: apoio ao turista em vários pontos da cidade
Lançado Sistema Integrado de Museus de Niterói
UFF pesquisa impacto da Copa do Mundo na cidade de Niterói
Em Niterói, ministro destaca importância da Copa para desenvolver a gestão do futebol
Simpósio "Niterói Pensando o Futebol": Perspectivas do Mundial no Brasil e discussões sobre temas
Niterói se prepara para receber turistas que virão acompanhar a Copa
Prefeitura de Niterói firma com Ministério do Turismo e Sebrae importantes parcerias na área do turismo


LEIA TAMBÉM:
Mapa da Cultura do RJ ganha versão em inglês, aplicativos e guia impresso
CAMPANHA ORIENTA TURISMO SUSTENTÁVEL NA COPA 2014
É NO BRASIL!!! ARENA PERNAMBUCO RECEBE CERTIFICAÇÃO LEED PRATA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Maracanã recebe selo prata de sustentabilidade
CIDADES COMO MARCAS MUNDIAIS: Rio de Janeiro é a sétima cidade em ranking publicado pelo jornal The Guardian
Rio deve faturar R$ 1 Bilhão com a Copa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.