sexta-feira, 18 de julho de 2014

Lançado em Niterói o programa "Motorista Amigo do Ciclista"


Motoristas de ônibus e ciclistas seguiram em pedalada do Teatro Popular até São Domingos. Foto: Marcelo Feitosa

Patricia Vivas

Programa tem o objetivo de melhorar a relação com os condutores de ônibus da cidade. Evento contou com a participação de todas as empresas associadas ao Setrerj

O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj) e a Universidade Corporativa de Transporte (UCT-Fetranspor) lançaram na manhã de ontem, no Teatro Popular, no Centro de Niterói, o programa Motorista Amigo do Ciclista. A iniciativa tem o objetivo de melhorar a relação entre os condutores de ônibus e os ciclistas da cidade.

Motoristas de todas as empresas associadas ao Setrerj participaram do evento, além de seus respectivos profissionais de Recursos Humanos, que terão o compromisso e a responsabilidade de disseminar todas as informações do evento entre suas equipes. No final do encontro, motoristas de ônibus e ciclistas seguiram em pedaladas do Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, até a Cantareira, em São Domingos.

O evento de abertura do Programa contou com a participação do vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, da secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta, do presidente da Setrerj, Marcelo Traça Gonçalves, do superintendente do Setrerj, Márcio Barbosa, da gerente da Fetranspor, Ana Rosa Bonilauri e do coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, Argos Caruso, entre outros.

O superintendente da Setrerj, Márcio Barbosa, demonstrou otimismo quanto ao programa e declarou que treinamento será necessário para resolver o problema entre os ciclistas e os motoristas de ônibus.

“Esse processo envolve todos os RHs das 30 empresas do Setrerj, que irão sensibilizar os profissionais de que o espaço urbano tem de ser compartilhado com todos os modais, como táxi, bicicleta, ônibus, com o objetivo de melhorar a mobilidade das pessoas. Esse início de conscientização que acontece hoje está trazendo todas as pessoas envolvidas em treinamento nas empresas”, declarou Márcio.

A secretária de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta, falou sobre o trabalho da Secretaria para contribuir com essa parceria.

“A Secretaria de Urbanismo está se preparando para construir cada dia melhor esse espaço da mobilidade. Esse espaço tem que ser um espaço de uma leitura fácil, onde os sinais sejam claros, a passagem de pedestre bem sinalizada, e as ciclovias bem demarcadas. Eu acredito que com o espaço público e o mobiliário adequado que nós estamos preparando para Niterói, nós vamos garantir que essa nova mobilidade seja um espaço para todos”, contou Verena.

A gerente da Fetranspor, Ana Rosa Bonilauri, falou sobre o programa como um todo, e adiantou qual será a primeira ação realizada internamente com o objetivo de melhorar a relação entre o motorista e o ciclista.

“Hoje é o lançamento do programa, mas não vai se restringir a isso, muitas ações de treinamento serão feitas dentro das empresas, aproximando o ciclista e o motorista. A primeira ação é o vídeo especial para Niterói, com muitas dicas e boas práticas nessa convivência de vias urbanas. O vídeo será discutido, e eles poderão refletir sobre essa situação.”, adiantou Ana.

Por fim, o coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, Argos Caruso, falou sobre o código de trânsito e os problemas enfrentados na nova mobilidade urbana.

“O código de trânsito diz que o ciclista deve utilizar a rua, mesmo em regiões que não possuem ciclovias, então essa é uma questão que repercute muito, e os motoristas devem entender o lado do ciclista e vice-versa. Em relação aos pontos de ônibus, nós tentamos colocar a ciclovia do outro lado da via, mas existem certas vias em que isso é impossível, e chegamos num ponto crítico, que precisa ser muito trabalhado, e exige compreensão dos dois lados. Esse é um trabalho infinito, vai estar sempre em constante expansão”, finalizou Argos.

Fonte: O Fluminense


--------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura de Niterói e SETRERJ lançam programa “Motorista Amigo do Ciclista”
Prefeitura de Niterói e SETRERJ lançam programa Motorista Amigo do Ciclista. Amanhã, 200 motoristas receberão treinamento no Caminho Niemeyer
Semana da Mobilidade: Circuito Universitário começa a ser implantado na cidade
NITERÓI DE BICICLETA: atividades, notícias e oportunidades
Niterói ganhará, até julho, seis quilômetros de ciclovias
Niterói ganhará novo mobiliário urbano a partir de maio
Em Niterói, falta educação no trânsito principalmente perto das escolas
Agentes da NitTrans iniciam patrulhamento com bicicletas em ciclofaixas
Prefeito em exercício tem encontro com ciclistas da cidade

Outros temas correlatos:

Especialistas debatem o problema da mobilidade nas grandes cidades brasileiras. (Vídeo)
Manual “Segurança para Pedestres” é lançado no Brasil
Salvando vidas com transporte sustentável
Por que a Suécia tem tão poucas mortes no trânsito
Enquanto União Europeia reduz mortes no trânsito, Brasil perde mais vidas
Abertura da Semana Nacional Educativa de Trânsito
Urban Density and Sustainability
Desaceleração deve ser tendência nos grandes centros do século 21


Acesse o Programa NITERÓI DE BICICLETA no Facebook: www.facebook.com/NiteroideBicicleta




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.