sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Mapeamento inédito apresenta as belezas culturais de Niterói


O Solar do Jambeiro é retratado pelo projeto da Secretaria de Estado de Cultura. Guia bilíngue tem 416 páginas.Foto:divulgação / Cris Isidoro


Guia traz informações turísticas, gastronômicas e históricas de 92 municípios

As belezas culturais materiais e imateriais de Niterói estão registradas em mapeamento inédito, disponível no guia impresso bilíngue Cultura.RJ e nos aplicativos Mapa RJ, para tablets e celulares (IOS e Android). Com produção e conteúdo da Diadorim Ideias, que realizou todo o trabalho de pesquisa e coordenação das equipes que percorreram 15 mil quilômetros do estado para levantamento das riquezas culturais, o projeto retrata preciosidades de Niterói como o Museu de Arte Sacra, o Solar do Jambeiro, a Companhia de Ballet de Niterói, a Orquestra de Cordas da Grota, a Aldeia Indígena de Camboinhas e a surpreendente cena do rock local com bandas como Facção Caipira, Kapitu, Rivotrio, entre muitos outros encantos da cidade. O Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, enciclopédia online das riquezas culturais do Estado do Rio, acaba de ganhar novos conteúdos - são 120 vídeos documentários, 3 mil e 500 verbetes e 8 mil fotos no portal bilíngue, que acaba de ser relançado.

Os aplicativos trazem funcionalidades aos turistas e fluminenses como as sessões Por Perto e Meu Mapa, onde o usuário pode desde levantar os pontos como atrações culturais mais próximos à sua localização até montar seus roteiros pelas regiões do estado, integrando-os ao Google Maps. Trazem ainda todo o conteúdo disponível no portal, os vídeos, fotos, textos e mapas dos 92 municípios do estado com interface própria e navegação amigável criada especialmente para os mobiles.

Uma outra novidade capaz de tornar qualquer viagem muito mais prática é o Cultura.RJ, guia ilustrado impresso bilíngue, com 416 páginas, com tiragem de 5 mil exemplares. O guia traz um recorte de algumas das principais atrações e roteiros do Mapa de Cultura do Rio. Com dez mapas, em torno de 250 fotos, e informações de serviço, o guia apresenta o Rio em todas as suas faces: do tradicional, ao pitoresco; do oficial ao alternativo; do folclore à arte urbana. Da Feira das Yabás ao Theatro Municipal, diferentes patrimônios singulares da cidade do Rio. Da efervescência da Baixada Fluminense, com seus cineclubes e coletivos urbanos, à resistência dos bois pintadinhos e folias de reis do Norte e Noroeste do Estado - passando pelas fazendas e os atabaques do Vale do Paraíba; pelo clima ameno com “sotaque europeu” da Região Serrana; ao charme colonial e cultural de Paraty, na Costa Verde.

Para a secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, o guia, os aplicativos e a versão em inglês tornam ainda mais acessíveis - para jovens, turistas, viajantes e curiosos - os belos, poéticos e dinâmicos conteúdos do Mapa.

“Este trabalho é contínuo e permanente e será sempre incompleto, pela natureza do que se propõe a retratar, mas hoje o Mapa já forma um banco de dados com 3,5 mil verbetes, 120 vídeos e oito mil fotos, a cargo do Instituto Estadual de Patrimônio Cultural, o Inepac”, disse.

O Mapa de Cultura é um projeto da Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Petrobras e produção e conteúdo da Diadorim Ideias. A Faperj aderiu ao projeto, em 2014, sendo responsável pela viabilização dos aplicativos e do guia Cultura.RJ. Trata-se de um esforço inédito de pesquisa e catalogação que reúne informações sobre espaços culturais, patrimônios materiais e imateriais, personagens, agenda cultural fixa e grupos artísticos dos 92 municípios do estado.

Fonte: O Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.