terça-feira, 23 de setembro de 2014

Pontapé inicial para início das obras de Umei no Engenho do Mato



O prefeito Rodrigo Neves assinou na tarde de ontem a ordem de início das obras de construção da unidade. Foto: Divulgação / Péricles Rodrigues


Unidade do Vale Feliz na Região Oceânica de Niterói vai atender 140 crianças de 2 a 5 anos e tem previsão de começar a funcionar em agosto de 2015

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou na tarde de ontem a ordem de início das obras de construção da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) do Vale Feliz, localizada no Engenho do Mato, na Região Oceânica. A obra terá prazo de sete meses para ser concluída e a previsão é que comece a funcionar em agosto de 2015. A Umei vai atender a 140 crianças de 2 a 5 anos e 11 de meses, em tempo integral.

"A escola será sustentável, visto que contará com reaproveitamento da água da chuva e com uso da energia solar".


O projeto, com investimento previsto de aproximadamente R$ 2,5 milhões, segue o padrão estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) visando ao melhor aproveitamento pedagógico dos alunos. Todas as Umeis estão sendo construídas na atual gestão com ambiente climatizado e adaptado para permitir a acessibilidade de alunos com necessidades especiais. Serão sete salas de aula, sala de multimeios, sala de recursos, secretaria, refeitório, cozinha e uma quadra esportiva coberta. A escola será sustentável, visto que contará com reaproveitamento da água da chuva e com uso da energia solar.




O prefeito Rodrigo Neves destacou que já foram inauguradas 14 escolas.

“Nunca se inaugurou tantas unidades de educação no município como agora. E todas são escolas de bom padrão. Tenho certeza que as famílias de Niterói estão bem assistidas. Esse é o papel de um governo, oferecer oportunidades para todos, e estamos construindo essas oportunidades. Essa unidade será a vigésima primeira escola que irei inaugurar. Vamos entregar 24 escolas até o final de 2016. Fico muito orgulhoso porque isso só está sendo possível pelo trabalho da nossa equipe e pelas parcerias com o Governo Federal, que repassa recursos para manutenção das creches”, afirmou o prefeito, que estava acompanhado da secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, e do presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes.

O presidente da Associação de Moradores do Vale Feliz, Walfrido Coelho Júnior, comemorou o fato do bairro receber uma nova creche.

“Os países que hoje são desenvolvidos atingiram essa posição porque investiram na educação. E estamos vendo hoje a Prefeitura fazer esses investimentos. Essa creche será de grande importância para a nossa comunidade”, disse.

A construção de Umeis integra o Programa Mais Infância, que tem por finalidade a expansão do número de vagas e qualificação da educação infantil em Niterói. Parte dos recursos é proveniente do Governo Federal através de um convênio feito entre a União e o município, denominado Programa Brasil Carinhoso.

O Programa Mais Infância acaba de ter reconhecimento internacional ao ser selecionado como um dos destaques do XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, realizados em Portugal neste mês, prevê a entrega de 20 novas creches até 2016.


Fonte: O Fluminense





Um comentário:

  1. Prezado Alex, sei que não é competência imediata do seu cargo, mas venho aqui relatar um problema de infraestrutura urbana ignorado pela Prefeitura. Há alguns meses os pontos de ônibus das Rua Dr. March, altura dos números 266/267 (próx. esquina com Av Luiz Palmier) sofreram alterações em sua localização. Se por um lado a alteração provocou leves melhoras no trânsito de veículos no local, por outro, os passageiros que aguardam os ônibus estão enfrentando dificuldades com as novas localizações. Se anteriormente os pontos se localizavam próximos à marquises que eventualmente os protegiam das chuvas, atualmente não há qualquer forma de se abrigar. A situação no ponto sentido São Gonçalo é ainda pior, pois o mesmo se encontra em um local atualmente destinado ao estacionamento de carros, obrigando os passageiros a aguardar os ônibus sem qualquer espaço, revezando entre a beira do asfalto e o mínimo espaço existente entre os veículos estacionados. É de grande importância a organização do espaço destinado à parada de ônibus como a instalação dos tradicionais abrigos de pontos de ônibus, tão frequentes nas regiões centrais e na zona sul, mas praticamente inexistente no Barreto. Vale lembrar que a região abriga também um considerável número de estudantes (próx. ao Henrique Lage) e idosos. Não é possível que de tantos problemas que a cidade possui, detalhes simples de se resolver como esse e de fundamental importância para a população local sejam solenemente ignorados pela administração municipal. Certo de sua compreensão, conto com alguma atenção para com essa questão.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.