terça-feira, 16 de setembro de 2014

Prefeitura de Niterói nomeia profissionais aprovados no primeiro concurso público para o Meio Ambiente


Reforço para a área ambiental. Prefeito recebe os 17 novos servidores da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS).


16/09/2014

Foi assinada na manhã desta terça-feira (16/9) a nomeação dos 17 aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

A Secretaria ganhará o reforço de 17 profissionais, sendo dez fiscais do meio-ambiente, dois biólogos, dois engenheiros florestais, um engenheiro químico, um engenheiro sanitarista e um geógrafo.

Os aprovados deverão começar a trabalhar em outubro após a fase de entrega da documentação exigida e exames médicos, de acordo com a Secretaria Municipal de Administração.

O prefeito da cidade recebeu os aprovados em seu gabinete e destacou que a área ambiental tem sido uma prioridade da nova administração da Prefeitura.

"A agenda ambiental é uma prioridade na nova gestão da Prefeitura, tanto que foi o primeiro concurso público que realizamos. Já demos passos significativos como a implantação do Fundo de Conservação Ambiental, a transferência de administração do Parque da Cidade para a Secretaria do Meio-Ambiente, vários projetos sustentáveis como o programa Niterói de Bicicleta, a implantação de ciclovias, o reflorestamento de encostas com a plantação de 23 mil árvores, a recuperação de restingas de praias como Icaraí e São Francisco, uma lei inovadora de Proteção Animal, programa de gestão de parques e áreas verdes (Parnit). Os novos profissionais serão muito importantes para ajudar a preservar as áreas verdes de ocupações", declarou.

O secretário de Meio-Ambiente, Daniel Marques, disse que o concurso para reforçar o efetivo da pasta é uma mudança de paradigma.

"Primeiro concurso da história da Secretaria do Meio-Ambiente, com fundo recuperado, investimentos a serem feitos, gestão de unidades de conservação, de áreas verdes e de praias, vamos precisar desta turma. É um efetivo técnico e profissional. É uma ruptura de paradigma, uma vitória enorme e um avanço. A cidade só tem a ganhar com isso. Agora, teremos dez fiscais específicos. Isso vai nos permitir monitoramento e vigilância das coberturas vegetais e impacto da poluição. Qualquer infração administrativa teremos um monitoramento ostensivo, além de um melhor fluxo nos processos no setor de fiscalização", explicou.

Primeiro colocado na disputa para o cargo de engenheiro sanitário, Gabriel de Pinna Mendes, de 30 anos, destacou o compromisso da Prefeitura com a área ambiental.

"A realização do 1º concurso é um marco histórico da Secretaria Municipal do Meio ambiente e amplia ainda mais a importância da Prefeitura no seu compromisso ambiental. Pretendo melhorar o processo de licenciamento e de controle sanitário da cidade", disse.

Engenheira ambiental, Nathália Marques, de 24 anos, vai atuar como fiscal do meio-ambiente, e falou sobre seus planos.

"Quero contribuir para o desenvolvimento sustentável na prática, junto ao crescimento ordenado da cidade", afirmou.

Engenheiro florestal, Bruno Silva, de 26 anos, disse que seu foco será a conservação.

"Focarei principalmente na área de conservação da área verde protegida, que são parques, matas.. O concurso está me dando a oportunidade de fazer o que gosto e ajudar a cidade melhorar", explicou.
Além do concurso para a Secretaria do Meio-Ambiente, a Prefeitura de Niterói realiza a seleção para 350 vagas da Guarda Municipal, que está em andamento.

Fonte: Prefeitura de Niterói







Um comentário:

  1. Boa tarde Senhor Axel Grael,

    Meu nome é Vinicius, sou Eng. Florestal, gostaria de saber que link (site) eu posso encontrar a lista nominal dos candidatos nomeados ontem dia 16/09/14 para o cargo de Fiscal de Meio-Ambiente e também gostaria de saber se há previsão da prefeitura chamar um número excedente de candidatos. Desde já agradeço a atenção!!!

    Obrigado!!!!

    Vinicius

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.