terça-feira, 23 de setembro de 2014

Velejadoras brasileiras celebram ouro na Espanha


Com um terceiro lugar na Espanha, Martine Grael e Kahena Kunze da classe 49er FX garantiram o título mundial. Foto: Divulgação / ©jesusrenedo/sailingenergy


Matheus Oliveira

Após Mundial, Martine Grael e Kahena Kunze desembarcaram ontem no Rio de Janeiro.

A vela brasileira conseguiu mais uma importante conquista no último final de semana. A dupla da niteroiense Martine Grael e da carioca Kahena Kunze conquistou o título mundial de vela em Santander na Espanha na classe 49erFX, sendo a única medalha do país na competição. No desembarque que ocorreu ontem à tarde, no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, elas falaram sobre a conquista.

“Nossa maior dificuldade foi o vento, que cancelou algumas regatas e nos deixou um gostinho de disputar mais provas durante a competição. Nas regatas finais, tivemos ventos fortes, o que favoreceu a dupla dinamarquesa, pois não treinamos nestas condições. Apesar disso, conseguimos realizar uma boa competição e na penúltima prova, conseguimos garantir a segunda posição e na medal race, garantimos o título com o terceiro lugar”, afirmou Kahena Kunze.

As brasileiras superaram na decisão as dinamarquesas Ida Marie Nielsen e Marie Olsen, que ficaram com a medalha de prata e as italianas Giulia Conti e Francesca Clapcich, que conquistaram o bronze. Na última regata, Martine e Kahena precisavam superar a dupla da Dinamarca, que estava na liderança, dois pontos à frente do time brasileiro. Na medal race, realizaram uma prova de recuperação e alcançaram o título mundial.

O torneio é o sexto título de Martine Grael e Kahena Kunze em 2014. Nesta temporada as velejadoras também conquistaram as etapas de Hyères e Mallorca da Copa do Mundo de Vela da ISAF, a Semana Olímpica de Garda Trentino, a Copa Brasil de Vela e a medalha de ouro no Aquece Rio International Sailing Regatta, evento-teste para os Jogos Olímpicos, em agosto, no Rio. Além disso, foram também vice-campeãs dos campeonatos norte-americano e europeu, além do quarto lugar na etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela.

Kahena também falou sobre os próximos passos da dupla para esta temporada.

“Tivemos um excelente ano e iremos agora, diminuir um pouco o ritmo, pois nosso grande objetivo era a conquista do título mundial. Eu e a Martine vamos tirar um mês de férias e na sequência vamos nos preparar para disputar o Sul-Americano e a Copa Brasil de Vela até o fim de 2014”, destacou a atleta brasileira.

Ela ainda frisou que a competição contou com uma quantidade maior de barcos que terão as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

Fonte: O Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.